Notícias

Entidade apoia possibilidade de implantação de terminal rodoferroviário em Vacaria 

Projetos e Inovação

Publicado em 03/02/2022

Encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira (3)
Encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira (3)

O vice-presidente de Serviços da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), Eduardo Michelin, o coordenador da Diretoria de Política Urbana e Infraestrutura, Fábio Scopel Vanin, e o diretor-executivo da entidade, Gelson Dalberto, participaram nesta quinta-feira (3) de uma reunião virtual com representantes da Rumo Logística, da Prefeitura de Vacaria e de entidades empresariais daquele município e da Região da Serra, além do senador Luis Carlos Heinze. Na pauta do encontro, a possibilidade de implantação de um terminal rodoferroviário em Vacaria para o transporte de mercadorias e matérias-primas entre o centro do País e a Região. 

Depois da reunião, Eduardo Michelin e Fábio Scopel Vanin comentaram que o terminal regional está no escopo de estudo da Rumo. No entanto, o projeto depende da aprovação de um Plano de Negócios, que deverá ser tratado entre a concessionária e o governo federal. “As entidades foram demandadas a prestar informações sobre a logística regional e as potencialidades para o novo modal, mantendo entendimentos com a concessionária”, informaram os representantes da CIC Caxias a respeito dos resultados do encontro de hoje.

Os próximos passos incluem uma nova reunião entre as entidades empresariais e a Prefeitura de Vacaria para fazer avançar as discussões e um posterior encontro com representantes da Rumo Logística e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para formalizar a proposição e analisar a sua viabilidade econômica.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)