Notícias

Inovação pauta encontro entre CIC Caxias e Federação Israelita do RS 

Projetos e Inovação

Publicado em 26/01/2021

Reunião na manhã desta terça-feira (26) ampliou aproximação entre as duas entidades - Foto: Karine Zanardi/CIC Caxias
Reunião na manhã desta terça-feira (26) ampliou aproximação entre as duas entidades - Foto: Karine Zanardi/CIC Caxias

O presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), Ivanir Gasparin, comandou uma reunião com o presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, Sebastian Watenberg. O encontro, na manhã desta terça (26), serviu para reiterar o interesse da representação de Israel em firmar parcerias com entidades, empresas e comunidade local no campo da inovação tecnológica, em especial nas áreas de saúde e saneamento urbano. Membros da Federação já haviam estado na CIC Caxias em 10 de novembro do ano passado, acompanhando o cônsul-geral de Israel, Alon Lavi.

Também participaram do encontro de hoje o diretor de Relações Institucionais da Federação Israelita do RS, Albert Poziomyck, a vice-presidente de Serviços da CIC, Maristela Tomasi Chiappin, o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Asdrubal Falavigna, presidentes de sindicatos patronais, diretores da CIC e executivos de empresas locais. 

Integrando a comitiva da Federação Israelita do RS, o representante da Sharecare no Rio Grande do Sul, Sérgio Caraver, falou sobre a chegada da empresa norte-americana ao estado. Comentou ainda sobre o avanço mundial da telemedicina, que é o segmento de atuação da Sharecare. No Brasil, a empresa tem matriz em São Paulo, com atendimento também no Rio de Janeiro e Minas Gerais.  

De acordo com Caraver, a Sharecare está entrando em Porto Alegre e mira Caxias do Sul para ser a primeira cidade do interior gaúcho para oferecer o serviço de assistência à saúde por telemedicina. “Com o advento da pandemia, a telemedicina tomou fôlego”, ponderou o executivo. 

Já Sebastian Watenberg discorreu sobre a ideia de levar ao Poder Público Municipal proposta de parceria para implantação de tecnologia voltada à coleta e ao tratamento de resíduos sólidos urbanos com a finalidade de geração de energia elétrica. 

O presidente da CIC, Ivanir Gasparin, mostrou-se receptivo a mais esta aproximação com a entidade representativa de Israel e disse acreditar que Caxias e a Serra Gaúcha têm demandas que podem resultar em parcerias. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)