CSS Light Web Gallery

14/02/2019 | SAÚDE

ARTIGO: Dicas para uma boa hidratação no verão

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a temperatura média da terra deve aumentar em até 4,8ºC neste século. Com vistas a minimizar os efeitos das altas temperaturas sob o nosso organismo, principalmente no verão, deve se estar atento para a hidratação corporal.

É sabido, que aproximadamente 65% do nosso corpo é composto por água. Ela ajuda dentre outros vários processos, a transportar nutrientes e oxigênio para as células. Em temperaturas elevadas eliminamos através da urina, suor ou até mesmo pela respiração, além da água, sais minerais presentes em nosso organismo.

O líquido primordial para mantermos a hidratação corporal é a água. Para saber a quantidade ideal mínima a ser consumida por dia, é necessário fazer um cálculo simples: 35ml de água, multiplicado pelo peso corporal (se você pesa 70Kg, deve tomar 2,45 litros diariamente). Essa regra se aplica para populações em geral. É importante ressaltar, que não se deve esperar a sede chegar para a ingestão de água.

Visando dar uma variada no tipo de líquido a ser ingerido, você pode optar pelo consumo de sucos naturais ou água de coco, que além de hidratar o corpo, fornecem vitaminas, sais minerais e outros nutrientes importantes. Experimente fazer algumas misturas para deixar o suco ainda mais refrescante: unir abacaxi com hortelã, morango e acerola, limão com manjericão, melancia com hortelã, e ainda, você pode substituir a água por água de coco. Mas lembre-se, o açúcar não é bem-vindo neste momento.

Cuidar da alimentação também é essencial, consumir alimentos ricos em água ajuda a manter a hidratação do corpo. Consuma frutas como melancia, melão, abacaxi, banana-prata, abacate e acerola, que além de possuírem grandes quantidades de água são ricas em nutrientes. Quanto aos legumes e verduras, pepino, cenoura, abobora e couve são ótimas opções para se inclui no cardápio.

Dicas para os bebês: aqueles que são exclusivamente amamentados tem sua fonte de hidratação no leite materno. Nos dias de calor você irá observar mudanças na frequência das mamadas, ficando mais próximas e normalmente mais curtinhas. Assim, a mãe deve se preocupar em aumentar sua ingesta de líquidos para que a produção de leite materno seja adequada. Para aqueles bebês maiores, a alimentação deve conter alimentos ricos em água e nutrientes, sem esquecer da oferta de bebidas hidratantes.

Dicas para idosos: geralmente este grupo de pessoas não sente sede, por isso deve ser oferecido líquidos com intervalos de até duas horas. Aproveite também, o horário da ingesta de medicações e aumente a quantidade de líquido ofertada.

Dicas para atletas: o líquido ideal para hidratação durante o treino é a água, entretanto, dependendo da intensidade e tipos de exercícios, somente a água pode não ser suficiente parta repor a hidratação e micronutrientes perdidos. Em atividades com tempo de duração superiores há uma hora, a ingestão de isotônicos é ideal. O consumo desta bebida por indivíduos que não praticam exercícios físicos está contraindicada, principalmente aqueles que sofrem de doenças renais, cardíacas ou hipertensão, pois possuem um teor elevado de sódio.

Para finalizar, cabe ressaltar que para avaliar se a hidratação está adequada, observe as características da urina. Se ela se apresentar escura, forte ou “carregada”, fique atento e ingira mais líquidos.

Dra. Cristina Andrigheti

Clínica médica com especialização em Nutrologia

Médica da equipe multiprofissional de terapia nutricional do Hospital do Círculo

Membro da Diretoria de Saúde da CIC

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC

Outras Notícias