Notícias

CIC Caxias realiza 1º Simpósio de Telemedicina e Saúde Digital

Saúde

Publicado em 31/08/2022

Evento promovido pela Diretoria de Infraestrutura em Saúde ocorre em 22 de setembro - Imagem: Pexels
Evento promovido pela Diretoria de Infraestrutura em Saúde ocorre em 22 de setembro - Imagem: Pexels

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), por meio de sua Diretoria de Infraestrutura em Saúde, promove o 1º Simpósio de Telemedicina e Saúde Digital. Com o objetivo principal de abordar e debater aspectos éticos e tendências do uso da tecnologia no avanço da saúde, o evento será realizado no dia 22 de setembro, das 8h às 12h, no auditório da entidade.

De acordo com o coordenador da Diretoria de Infraestrutura em Saúde da CIC Caxias, Ney Ricardo Stedile, o conceito de saúde digital abrange também a utilização dos recursos da Tecnologia da Informação na rotina de trabalho dos profissionais de saúde e dos pacientes. O avanço permite desde a emissão de laudos e prontuários eletrônico à distância, teleconsultas, integração de equipamentos e softwares, integração de sistemas das instituições de saúde e automonitoramento, entre outros recursos. 

“Neste período pós-pandemia, precisamos olhar com atenção para o futuro da saúde digital. Com o aumento da expectativa de vida, estaremos imersos em ambientes de cocriaçao e colaboração por meio de diversas ferramentas, como a Telemedicina, Inteligência Artificial, Metaverso e Computação Quântica, por exemplo. Este futuro antecipado nos desafia a discutir o presente e nos capacitar para a tomada de decisão com vistas à sustentabilidade dos sistemas de saúde no Brasil”, pondera Stedile.

Também são objetivos do 1º Simpósio de Telemedicina e Saúde Digital discutir as mudanças na legislação e a proteção de dados. “Vamos repensar e ampliar o conhecimento sobre a automatização de serviços e processos dos serviços de saúde”, completa o diretor da CIC Caxias. O Simpósio também vai apresentar, por meio da exposição de cases, o trabalho de três healthtechs, startups do segmento de saúde, e suas possibilidades. 

É esperado um público de aproximadamente 240 pessoas, que terá a oportunidade de assistir às palestras de três qualificados especialistas: Ligia Zotini Mazurkiewicz, que vai falar sobre a saúde do futuro; Sandra Franco, que vai falar sobre proteção de dados e segurança da informação na prática médica; e Felipe Cezar Cabral, que vai falar sobre transformação digital e o futuro da Telemedicina.

Também integram a Diretoria de Infraestrutura em Saúde da CIC Caxias: Cleciane Doncato Sinsem, Diego Vione Berenstein, Dilma Tonoli Tessari, Isabel Bertuol, Luis Felipe Zanettini, Marcos Giovane Rutsatz e Rosemary Pistorello. 

Palestrantes:

Ligia Zotini Mazurkiewicz possui uma carreira de 15 anos na Indústria de Tecnologia, foi head de Marketing para CyberSecutiry e para Cloud na IBM e LATAM e Diretora de Negócios Digitais na AAXIS Global. Formada em Administração pela FGV/ESAGS, mestre em Global Talent Management pela PUCSP, com extensão na Universidade de Wuhan, na China. Viveu em Nova York e Índia, liderando projetos globais. Pensadora sobre futuro, em 2016 fundou o Voicers, em que sua essência de professora pode cocriar um ecossistema de educação cujo foco é amplificar e dar acesso a vozes que constroem realidades exponenciais através de três pilares para a construção de futuros exponenciais: Tecnologia, Tendências e Pessoas para o Século XXI.

Sandra Franco é doutoranda em Saúde Pública, com dissertação sobre Telemedicina. Advogada especializada em Direito Médico e Hospitalar pela Escola Paulista de Direito (SP). Diretora Jurídica da ABCIS (Associação Brasileira CIO Saúde). Especializada em Responsabilidade Médica e Termo de Consentimento no Centro de Direito Biomédico da Universidade de Coimbra. Pós-graduada em Direito da Saúde pela Universidade Nova de Lisboa. MBA em Gestão Executiva em Saúde pela FGV. Especializada em Mediação de Conflitos pela Escola Superior de Magistratura de SP. Especializada em Proteção de Dados pela PUCSP. Palestrante e professora em vários eventos e cursos sobre Responsabilidade Civil. Mentora em projetos de startups da área de saúde na Arthemisia. Colunista em mídias nacionais, sócia e diretora da SFranco Sociedade de Advogados.  Desenvolve e ministra cursos de Gerenciamento de Risco, Medicina Preventiva, Telemedicina e Proteção de Dados. Presidente da Comissão de Direito da Saúde e Responsabilidade Civil Médico-Hospitalar da OAB/SJC (2013 a 2018). Membro do Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos pelo CEP/SJC UNESP (2014 a 2019).

Felipe Cezar Cabral é graduado em Medicina pela UERJ, possui Residência Médica em Pediatria pela UFRJ e em Terapia Intensiva Pediátrica pela PUCRS. Mestre e doutor em Pediatria pela PUCRS e MBA em Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas.

Ex-diretor técnico do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, em Porto Alegre, é atualmente coordenador de Contratos da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e coordenador de Telemedicina do Hospital Moinhos de Vento, tendo coordenado a implantação dos projetos TeleOftalmo e TeleUTIP do PROADI-SUS.

Serviço:

O quê: 1º Simpósio de Telemedicina e Saúde Digital
Quando: 22 de setembro – quinta-feira
Horário: 8h às 12h
Local: Auditório da CIC Caxias – Rua Ítalo Victor Bersani, 1134 – Bairro Jardim América – Caxias do Sul (RS)
Inscrições para participação presencial ou on-line: https://bit.ly/3c2Emdt
Valores: R$ 120,00 para empresas associadas à CIC Caxias / R$ 160,00 para não associadas. 
Patrocínio Ouro: SSI Saúde, Unimed, Hospital Pompéia, Mobilitare
Patrocínio Prata: Círculo Saúde
Patrocínio Bronze: Panvel e DPOfficer brazil
Apoio Institucional: Sebrae RS, Móveis Dallas e Intercity Hotéis

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens