Notícias

Fotologia, Sicredi e Soprano são as vencedoras do 2º Prêmio de Inovação da CIC

Projetos e Inovação

Publicado em 27/09/2018

Premiação das empresas ganhadoras ocorreu durante o 9º Fórum de Inovação, nesta quarta-feira (26) - Foto: Candice Giazzon/CIC
Premiação das empresas ganhadoras ocorreu durante o 9º Fórum de Inovação, nesta quarta-feira (26) - Foto: Candice Giazzon/CIC

“Não basta falar sobre inovação. É preciso fazer, e para fazer, não tem hora nem local definidos. Por isso, não precisamos olhar apenas para os Estados Unidos e Europa. Tem gente muito boa pensando e fazendo inovação aqui mesmo na Serra”. A afirmação é da coordenadora da Diretoria de Projetos e Inovação da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Grasiela Tesser, ao anunciar as três organizações vencedoras do 2º Prêmio de Inovação da CIC. O objetivo do prêmio é fomentar a inovação e implementação de projetos nas empresas e premiar ideias inovadoras que promovam o desenvolvimento da Região. Fotologia, Sicredi e Soprano concorreram com outras 11 empresas inscritas e sagraram-se campeãs da premiação entregue durante a programação do 9º Fórum de Inovação, nesta quarta-feira (26).

A Fotologia Educação e Serviços ficou em primeiro lugar ao apresentar a inovação o “Hub de conteúdo Fotologia”, que suporta e oferece um curso online de negócios para fotógrafos. O troféu foi entrega à consultora de Gestão, Jaqueline Longhi Castaldello.

O Sicredi Pioneira RS ganhou o segundo lugar ao apresentar a metodologia para a construção do planejamento estratégico para 2018-2020 da instituição. O troféu foi ao gerente de Estratégia e Inovação, Jonas Eduardo Rauchm.

Já a inovação apresentada pela Soprano rendeu o terceiro lugar à empresa ao apresentar a fechadura digital Smart ONE, que pode ser gerenciada por aplicativo de smartphone. O Projeto Smartlock nasceu em 2016 com o objetivo de inserir a Soprano no mercado de tecnologia e conectividade. O CEO da empresa, Paulo Gehlen, foi quem recebeu o troféu pela Sopranos.

O 9º Fórum de Inovação foi uma realização da CIC, por meio de sua Diretoria de Projetos e Inovação, que, além de Grasiela Tesser, é formada pelos empresários Carlos Bertotto, Daniel Zanchi, Diori Ricaldi, Sandro Wegner e Silas Neves, teve como objetivos oportunizar conhecimentos e informações sobre inovação e empreendedorismo e aproximar os empresários das novas ferramentas de gestão, tecnologia, comunicação e produtividade, além de promover negócios e troca de experiências em busca do empreendedorismo saudável. Com o tema “Inovação e os Impactos na Sociedade”, o evento contou com a participação de executivos de empresas e de startups de várias regiões do País, que passaram a sua visão e experiência sobre o tema em palestras e painéis que foram da manhã ao início da noite. A palestra âncora foi feita pela futurista e presidente da 5Years From Now, Beia Carvalho, de São Paulo, que falou sobre mudanças exponenciais e sobre as características desta nova era tecnológica. “O mundo parou de andar. Agora salta!”, aludiu Beia.

“Foi um grande evento! Nossos empresários e executivos dedicaram um dia para repensar as estratégias de seus negócios a partir de cases, pessoas e palestras inspiradoras”, observou Grasiela. Em torno de 240 pessoas participaram do Fórum que, de acordo com o presidente da CIC, Ivanir Gasparin, debateu um tema importante para o momento. “A entidade quer incentivar que empresas de Caxias e Região se tornem mais competitivas, e a partir do empreendedorismo e inovação isso é possível”, ressaltou.

O 9º Fórum de Inovação contou com os patrocínios: Diamante: Banrisul, Grupo RBS, Instituto Randon e Sicredi; Ouro: Cenex; Prata: Marcopolo; Bronze: Effective Software e Apoio: Favorita e NL Informática.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)