Notícias

19º Seminário Dia da Qualidade Caxias atrai público superior a 250 pessoas

Gerais

Publicado em 23/07/2013

Dia da Qualidade Caxias debateu o conhecimento como prática na busca de resultados - Foto: Julio Soares/Objetiva
Dia da Qualidade Caxias debateu o conhecimento como prática na busca de resultados - Foto: Julio Soares/Objetiva

Mais de 250 pessoas participaram, nesta segunda-feira (22), do 19º Seminário do Dia da Qualidade de Caxias do Sul, que teve como tema "O conhecimento como prática na busca de resultados". O evento foi organizado pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), por meio da Diretoria de Desenvolvimento e Competitividade e do Comitê Regional Serra Gaúcha do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP). O secretário-executivo do PGQP, Luiz Idelbrando Pierry, e a coordenadora de Comunicação da Prefeitura de Caxias do Sul, Alexandra Baldisserotto, representando o prefeito em exercício, Antônio Feldmann, prestigiaram a solenidade de abertura do evento.

A palestra de abertura do seminário ficou a cargo do professor da Fundação Dom Cabral e diretor da Cedem Consultoria e Educação Empresarial, Volnei Garcia. Segundo ele, o conceito de resultado é mais amplo do que apenas o econômico-financeiro. As organizações, acrescentou, devem se preocupar também em entregar mais valor para o cliente, conquistar mercado e imagem, desenvolver pessoas e competências e desenvolver tecnologia e processos. "O mundo está passando da era do conhecimento e dando mais um passo em direção à era da sabedoria", afirmou Garcia.

Na sequência do evento, o presidente da CIC, Carlos Heinen, mediou o painel que reuniu no mesmo palco o presidente emérito da Marcopolo, Paulo Bellini, e o presidente do Conselho de Administração das Empresas Randon, Raul Randon. Os dois contaram parte de sua trajetória como líderes de dois importantes empreendimentos empresariais.

Raul Randon ressaltou a importância da qualidade nos processos e produtos e lembrou que o começo, quando deu início à empresa ao lado do irmão, não foi fácil. Mas, segundo ele, os dois sempre procuraram fazer o melhor e com a máxima qualidade, para ganhar mercado e novos clientes. Randon aconselhou que as empresas optem pela gestão profissional, agregando profissionais de reconhecida capacidade na administração da organização, para que ela não se torne apenas uma empresa familiar. "Somos uma empresa familiar, mas temos profissionais. Para crescer tem que ter gente que goste da empresa como nós", disse.

Já Paulo Bellini também contou detalhes e fatos curiosos do surgimento e crescimento da Marcopolo. Além disso, relatou como se dava o relacionamento com os colaboradores da empresa, em que ele visitava determinados setores da fábrica todos os dias, valorizando o trabalho das pessoas. "Alguns pequenos detalhes fizeram toda a diferença para a gente. Quando mostramos aos funcionários, com atitudes, que eles não deveriam ter nenhuma inibição para falar com a gente, construímos relações bem melhores, comentou Bellini."

Carlos Heinen salientou a importância dos dois líderes na formação empresarial de Caxias do Sul. Segundo Heinen, muitas empresas surgiram para formar a cadeia de suprimentos em torno da Randon e Marcopolo. Para Heinen, Raul Randon e Paulo Bellini são responsáveis pelo surgimento de muitas empresas e empresários.

A reunião-almoço, que reuniu mais de 300 pessoas, também integrou a programação do evento e contou com a palestra do diretor-geral da RBS TV do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Antonio Tigre, sobre o tema "Cultura da execução: criando um ambiente de implementação das prioridades estratégicas da RBS".

À tarde, a programação do Seminário se iniciou com a apresentação do Teatro da Associação Gaúcha para a Qualidade (AGQ), seguida da palestra sobre o tema "a dinâmica do mundo do trabalho e seus impactos na educação profissional, com o gerente de Desenvolvimento Educacional do Senai-RS/Instituto Euvaldo Lodi, Claiton Costa. Na sequência, os participantes conferiram a apresentação do case Serviço, com o diretor-executivo da Prolar Imóveis, Fernando Gonçalves dos Reis, e case Comércio, com o fraqueado O Boticário e CEO da Loveback Consultoria em Inteligência Empresarial, Patrick Piccoli.

A palestra do diretor-executivo da Academia Tecnológica de Sistemas e Gestão, Rogério Campos Meira, sobre gestão do conhecimento e inovação, encerrou as atividades do seminário.

Ainda durante o seminário foi apresentada a mostra fotográfica "Vidas de Qualidade", em celebração aos 20 anos do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), comemorados no ano passado. A mostra conta a trajetória de sucesso de importantes personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da comunidade rio-grandense nas últimas décadas.

O evento contou com os seguintes patrocínios e apoios: Patrocínio Diamante: Visate, BRDE e Sebrae/RS - Patrocínio Ouro: FTSG, Marcopolo e Simplás - Patrocínio Prata: Decisum, EJRos, Express, Interact, Planquality, Empresas Randon, Sescon Serra Gaúcha e Simecs - Apoio: Anay Fitas, DNV-Business Assurance, Prefeitura de Caxias do Sul, Fruki, Keko e Unique Estética.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC

Galeria de imagens