Notícias

Presidente da CIC Caxias prestigia abertura oficial da colheita no município

Política Turística e Enogastronomia

Publicado em 04/02/2022

Celestino participou da colheita simbólica da uva - Foto: Luiz Chavez
Celestino participou da colheita simbólica da uva - Foto: Luiz Chavez

O presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), Celestino Oscar Loro, participou nesta quinta-feira (3) da Abertura Oficial da Colheita no interior de Caxias do Sul. O evento contou com a presença do vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, e do secretário estadual do Turismo, Ronaldo Santini, que foram recebidos pelo prefeito Adiló Didomenico, vice-prefeita Paula Ioris e pelas soberanas da Festa da Uva, além de outras autoridades e convidados. Realizado na Vinícola Demori, em São Luiz da 6ª Légua, o evento foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), em parceria com o Sindicato Rural e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares.

Após a solenidade de abertura oficial, Celestino acompanhou as autoridades na colheita simbólica da uva nos parreirais da propriedade. O local possui cerca de cinco hectares de videiras das variedades Isabel, Niágara, Bordô e Lorena.

Depois dos pronunciamentos das autoridades, o Bispo Diocesano Dom José Gislon presidiu um momento de espiritualidade. Ele abençoou a colheita, os agricultores e convidados. Representando a família anfitriã, a empresária Renata Demori leu uma prece sobre o significado da colheita para os agricultores. O coral São Braz participou da cerimônia.

A Abertura Oficial da Colheita em Caxias do Sul tem como base a lei municipal n° 6.848 de 14 de julho de 2008, de autoria do ex-vereador Getúlio Demori. Originalmente, referia-se à colheita de uva. Depois, em 2014, recebeu emenda de autoria do ex-vereador Raimundo Bampi, passando a abranger todos os cultivos. O texto da lei institui anualmente, entre 20 de janeiro e 15 de fevereiro, o dia oficial da Abertura da Colheita de Caxias do Sul. O evento é itinerante. A última edição foi realizada em fevereiro de 2020, em São Gotardo de Vila Seca, na propriedade da família Bassanesi. Em 2021, não houve evento por causa da pandemia de coronavírus.

O município de Caxias do Sul se destaca na produção agrícola, com produtos como uva (70 mil ton/ano em 3,8 mil hectares plantados) e maçã (70,2 ton/ano e área de 2,6 mil hectares). Segundo a Emater, outros destaques são milho, tomate, cenoura e beterraba, entre várias outras frutas e hortaliças. Caxias do Sul possui registro de 2.752 estabelecimentos rurais ligados à agricultura familiar, o que corresponde a aproximadamente 3,5 mil famílias na atividade.

Fonte: Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Caxias do Sul