Notícias

Projetos de PPPs do município são apresentados para empresas locais

Política Turística e Enogastronomia

Publicado em 15/12/2022

Secretário Maurício Batista e o diretor-executivo da CIC Caxias, Gelson Dalberto - Foto: Samuel  Maciel/Prefeitura
Secretário Maurício Batista e o diretor-executivo da CIC Caxias, Gelson Dalberto - Foto: Samuel Maciel/Prefeitura

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) e a Prefeitura Municipal, por meio do Escritório de Parcerias, realizaram nesta quarta-feira (14) um evento voltado a prestar esclarecimentos a empresas locais e da Região que têm interesse em participar do processo das Parcerias Público-Privadas e Concessões. O secretário Maurício Batista da Silva apresentou alguns conceitos do tema e detalhou os projetos que estão na carteira do escritório. As empresas receberam informações sobre os objetivos, formas de execução e de estruturação e em que etapa está cada projeto.

Maurício ressaltou que, dependendo do tipo e porte do projeto, é necessária a participação de uma empresa especializada, como no caso da iluminação pública. Pelo porte do contrato, que abrange toda a iluminação pública do município por 24 anos, há exigências que comprovem o know-how da empresa, bem como condições de investimento.

“Isso não impede que empresas daqui participem. Podemos ter aqui um investidor, que busca um parceiro técnico para fazer um consórcio. Outra opção é acompanhar o resultado do leilão e buscar o vencedor para o fornecimento de lâmpadas. Existem possibilidades”, atestou.

Já o diretor-executivo da CIC Caxias, Gelson Dalberto, salientou que o objetivo da CIC Caxias é apontar as oportunidades de negócios que podem se abrir com as PPPs. Caxias do Sul tem muitas empresas que podem participar e vencer os editais, ressaltou o representante da entidade.

Por outro lado, o secretário apontou que há projeto mais simples e viáveis para empresas locais e regionais entrarem na concorrência, como o dos relógios eletrônicos e da recuperação da sede social do Círculo Operário em Galópolis.

Os projetos são: Iluminação pública, relógios eletrônicos, Maesa, educação infantil, aeroportos Hugo Cantergiani e de Vila Oliva, Parque Mário Bernardino Ramos, resíduos sólidos (via CISGA), centro comercial de compras, sede social do Círculo Operário em Galópolis, placas e conjuntos toponímicos, Largo da Estação Férrea.

“Estamos falando de mais de R$ 1,6 bilhão em investimentos privados em Caxias com esses projetos”, finalizou o secretário.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Caxias do Sul

Galeria de imagens