Notícias

Núcleo Setorial realiza brunch para divulgação do Caxias Rota Sabor & Aventura

Política Turística e Enogastronomia

Publicado em 19/10/2021

O Núcleo Setorial Turismo de Experiências da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) realizou nesta terça-feira (19), um brunch para apresentação do projeto: “Caxias Rota Sabor & Aventura”. O evento foi promovido também pela Diretoria de Enogastronomia e Política Turística e encerrou a programação da Semana Municipal da Gastronomia, promovida pelo SEGH (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Caxias do Sul).   

Com dois microônibus, um deles o Andiamo (ônibus turístico da cidade), os visitantes foram conduzidos ao espaço da cervejaria Pavos Brassaria, em Forqueta. No local, estiveram reunidas 16 das 19 empresas participantes. 

Além da imprensa, estiveram presentes membros de entidades turísticas (AGTur, Comtur, Núcleo de Turismo da Microoempa), bem como integrantes da Secretaria Municipal do Turismo, apoiadora institucional. O brunch contou ainda com o apoio do Sicredi Pioneira RS, Sicredi COOPERUCS e Sebrae-RS.

O Caxias Rota Sabor & Aventura é um produto do núcleo lançado em maio deste ano, voltado ao fomento do turismo local. As empresas integrantes estão divididas em quatro segmentos diferentes: cervejarias, vinícolas, gastronomia e eventos e natureza. 

Sobre o Núcleo Setorial 

Os Núcleos Setoriais da CIC Caxias fazem parte de um programa lançado em dezembro do ano passado, por meio de suas diretorias de Apoio Estratégico e Política Turística e Enogastronomia. Além do suporte da entidade, por meio de um Comitê Gestor, os núcleos contam com o engajamento e mobilização de entidades do setor em que atuam. 

O primeiro núcleo formado foi o Turismo de Experiências, dando destaque às vinícolas, cervejarias e estabelecimentos gastronômicos, culturais e de aventura de Caxias do Sul. 

Desde a sua criação, o Núcleo Setorial Turismo de Experiências tem trabalhado para capacitar os empresários para a gestão de seus negócios, desenvolver ações para promover o turismo local, fortalecer o relacionamento com o Poder Público e formatar rotas turísticas. 

Empresas participantes 

Cervejarias 
Cervejaria Felsen 
Cervejaria Ordeo 
Microcervejaria Uff Bier 
Pavos Brassaria  

Vinícolas 
Cantina Tonet 
Vinícola Don Affonso 

Gastronomia e Eventos 
Alto Ádige Giardini 
Carême Café & Pâtisserie 
Complexo Gastronômico Fabbrica 
Lechuga 
Merceretto 
Sebastiana
Decacau Store

Natureza e Cultura 
Criúva Operadora 
Instituto Hercules Galló 
Reserva Bertussi Cachoeira da Mulada  
Venturin Uvas finas
Casa Jesus Bom Pastor

Agência receptiva
KS Tour

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Redação Ana Clara Nazario