Notícias

Agenda de atividades marca primeiro ano de implantação dos Núcleos Setoriais da CIC Caxias

Política Turística e Enogastronomia

Publicado em 08/09/2021

Lançamento do Caxias Rota Sabor & Aventura no Festuris 2021 - Foto: Divulgação
Lançamento do Caxias Rota Sabor & Aventura no Festuris 2021 - Foto: Divulgação

Engajamento e geração de negócios têm sido os principais objetivos dos dois Núcleos Setoriais formados pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias). O programa, que conta com o suporte da Diretoria de Apoio Estratégico da entidade, do Sebrae-RS e da Sicredi Pioneira, por meio de um Comitê Gestor, está completando um ano neste mês de setembro. Os Núcleos Setoriais de ‘Turismo de Experiências’ e de ‘Consultorias’ estão em pleno funcionamento e preparam uma agenda intensa de atividades para marcar o primeiro aniversário. 

Desde 2020, os empresários que participam dos Núcleos desenvolvem uma metodologia de trabalho e organização que tem propiciado resultados significativos na geração de negócios, no fortalecimento das marcas e também na solução de problemas comuns. A participação ocorre por adesão espontânea, tendo como único requisito ser uma empresa associada à CIC Caxias. 

O primeiro Núcleo criado foi o de Turismo de Experiências, que deu destaque às vinícolas, cervejarias, estabelecimentos gastronômicos e empresas que valorizam a cultura e as belezas naturais de Caxias. Como resultado, Caxias do Sul ganhou um produto voltado para o fomento do turismo local: o “Caxias Rota Sabor & Aventura”, lançado em maio deste ano durante a realização do Festuris Connection, em Gramado. 

Nestes 12 meses, os Núcleos, que reúnem atualmente 39 empresas, já realizaram palestras, visitas técnicas, capacitações individuais e coletivas, eventos e várias reuniões para troca de experiências sobre a gestão dos seus negócios.  

Para dar visibilidade aos grupos e buscar engajamento ainda maior dos empresários, a CIC Caxias realizará neste mês de setembro vários eventos, cuja programação se inicia já no dia 11 com o Cerva Rock e o Chá com Meditação. No dia 13 pela manhã, haverá uma reunião de integração dos Núcleos, seguida da tradicional reunião-almoço da CIC, que terá como palestrante o consultor do Programa Empreender de Santa Catarina Timóteo Farias. Serão mais de 10 atividades, classificadas em institucionais e em ações externas. Eventos como a reunião-almoço comemorativa ao Dia Nacional do Turismo, o Talks de Gestão e a Celebração de Primavera também estão na programação. Além disso, o Núcleo de Turismo prepara o lançamento, no dia 27 de setembro, do Passaporte da Rota Caxias Sabor & Aventura, que vai possibilitar conhecer as empresas que formam a rota e desfrutar de promoções exclusivas. 

O presidente da CIC Caxias, Ivanir Gasparin, salienta a importância da participação das empresas nos Núcleos e também os eventos que vão marcar o aniversário. “Será uma oportunidade para aumentar a interação entre os Núcleos e para que a comunidade conheça os empreendimentos e suas atividades. Fazer com que as pessoas olhem com mais carinho para a nossa cidade e para os nossos atrativos”, comentou Gasparin. 

Informações sobre a programação completa podem ser encontradas no Destaques do Instagram @caxiasrotasaboreaventura e @ciccaxiasoficial e nos sites https://caxiasrotasaboreaventura.com.br/  https://ciccaxias.org.br/eventos/

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)