Notícias

Núcleo Setorial lança primeiro roteiro para fomentar turismo local

Política Turística e Enogastronomia

Publicado em 30/04/2021

“Caxias Rota Sabor & Aventura” reúne 18 empreendimentos locais - Foto: Divulgação
“Caxias Rota Sabor & Aventura” reúne 18 empreendimentos locais - Foto: Divulgação

Caxias do Sul acaba de ganhar um novo produto voltado para o fomento do turismo local. Trata-se do “Caxias Rota Sabor & Aventura”, o primeiro projeto desenvolvido pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), por meio do Núcleo Setorial Turismo de Experiências. O Caxias Rota Sabor & Aventura será lançado durante o Festuris Connection, evento híbrido que ocorrerá nos dias 6 e 7 de maio, em Gramado (RS). 

Organizado em quatro eixos - cervejarias, vinícolas, gastronomia e eventos e natureza e cultura - o roteiro reúne 18 empresas. Para os visitantes que apreciam o turismo de experiências, o roteiro oferece a visitação a seis cervejarias artesanais, duas vinícolas e seis casas de gastronomia e eventos. Outros quatro estabelecimentos oferecem contato com a natureza e com a cultura local e regional. 

O coordenador do Núcleo Setorial Turismo de Experiências da CIC Caxias, Leonel Lorensi, explica que o projeto foi todo desenvolvido com a participação de empresários e trade turístico, que em aproximadamente sete meses de trabalho já mostra resultados positivos para o setor. “O grupo é composto por empresas que valorizam os produtos, a cultura e as belezas naturais de Caxias do Sul”, acrescenta Lorensi.

O presidente da CIC Caxias, Ivanir Gasparin, ressalta que o município tem um enorme potencial turístico, e que esse primeiro roteiro criado por iniciativa da entidade servirá para que Caxias do Sul perceba como a atividade turística organizada pode ser importante aliada ao desenvolvimento econômico. “A CIC Caxias, juntamente com suas empresas associadas, tem o intuito de oferecer a melhor experiência para quem visita, vive e trabalha em Caxias do Sul, mas sobretudo nosso objetivo é fortalecer os negócios locais”, argumenta Gasparin.

Durante o desenvolvimento do projeto para consolidação do Núcleo, foram realizadas reuniões de capacitação, workshops, palestras e visitas técnicas. Para tanto, o apoio da Sicredi Pioneira RS e Sebrae-RS ao Caxias Rota Sabor & Aventura foi fundamental. Além disso, o projeto conta com o apoio institucional da Secretaria Municipal do Turismo de Caxias do Sul. 

Para o gerente de Relacionamento e coordenador do Painel Estratégico de Turismo da Sicredi Pioneira RS, Daniel José Hillebrand, a união de esforços com objetivos comuns simplifica e acelera iniciativas. “Caxias acordou para o turismo. Com organização e foco, logo vai se tornar um destino muito desejado na Serra Gaúcha”, destaca Hillebrand.

Presença no Festuris

A decisão de participar do Festuris Connection casou com a proposta de apresentar o roteiro ao trade turístico e de lançar oficialmente o site do Caxias Rota Sabor & Aventura (www.caxiasrotasaboreaventura.com.br). A convite da Sicredi Pioneira RS, o Núcleo Setorial Turismo de Experiências irá expor seu trabalho no estande da instituição financeira que é apoiadora e incentivadora do projeto. 

Em formato híbrido, o Festuris chega à sua quarta edição e terá como destaque a imersão em vendas Top Performer, com foco no setor do turismo. A programação inclui palestras de lideranças em marketing e vendas, mentorias com especialistas e workshops de destinos. No dia 7, um dos workshops contará com a participação dos membros do Núcleo. O evento ocorrerá no Hotel Master Gramado. 

Sobre o Núcleo Setorial

Unir pequenas e médias empresas do mesmo segmento para discutir problemas comuns e buscar soluções conjuntas para seus negócios. Este foi o principal objetivo dos Núcleos Setoriais, um programa lançado pela CIC Caxias em dezembro do ano passado, por meio de suas diretorias de Apoio Estratégico e Política Turística e Enogastronomia. Além do suporte da entidade, por meio de um Comitê Gestor, os núcleos contam com o engajamento e mobilização de entidades do setor em que atuam.

O primeiro núcleo formado foi o Turismo de Experiências, dando destaque às vinícolas, cervejarias e estabelecimentos gastronômicos, culturais e de aventura de Caxias do Sul. 

Desde a sua criação, o Núcleo Setorial Turismo de Experiências tem trabalhado para capacitar os empresários para a gestão de seus negócios, desenvolver ações para promover o turismo local, fortalecer o relacionamento com o Poder Público e formatar rotas turísticas.

Empresas participantes

Cervejarias

Cervejaria Felsen
Cervejaria Imaculada
Cervejaria Ordeo
Microcervejaria Uff Bier
Pavos Brassaria 
Salvador Brewing CO

Vinícolas

Cantina Tonet
Vinícola Don Affonso

Gastronomia e Eventos

Alto Ádige Giardini
Carême Café & Pâtisserie
Complexo Gastronômico Fabbrica
Lechuga
Merceretto
Negro Doce

Natureza e Cultura

Criúva Operadora
Instituto Hercules Galló
Reserva Bertussi Cachoeira da Mulada 
Venturin Uvas finas

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)