Notícias

UCS e CIC doam dez ventiladores pulmonares à Prefeitura de Caxias

Saúde

Publicado em 16/12/2020

CIC marcou presença na solenidade de entrega dos equipamentos ao prefeito Flávio Cassina e equipe - Foto: Marta Guerra Sfreddo
CIC marcou presença na solenidade de entrega dos equipamentos ao prefeito Flávio Cassina e equipe - Foto: Marta Guerra Sfreddo

Foi oficializada na quarta-feira (16), a doação de 10 ventiladores pulmonares modelo Frank 50-10 à Prefeitura de Caxias do Sul. Os recursos para a produção dos equipamentos, disponibilizados pela Universidade de Caxias do Sul e pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC Caxias), foram obtidos pela campanha da CIC ‘Caxias Contra a Covid-19’, que recebeu a contribuição de empresas, sindicatos patronais e da comunidade. Metade dos aparelhos serão utilizados em cinco novos leitos de UTI no Hospital Geral (custeados exclusivamente pela Prefeitura) para atendimento de pacientes da pandemia. O presidente Ivanir Gasparin, o presidente do Conselho Deliberativo, José Quadros dos Santos, e o diretor-executivo, gelson Dalberto, acompanharam a solenidade.

O Frank 50-10 foi desenvolvido entre março e setembro por um grupo de professores e engenheiros da UCS e engenheiros e empresários voluntários, com orientação técnica do Hospital Geral. O equipamento foi submetido a testes clínicos, incluindo pacientes de Covid-19, e de engenharia, e homologado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em outubro. Concebido para o atendimento de urgência e emergência de pacientes com necessidade de intubação, está em produção para atender demandas de órgãos municipais e de saúde.

Exemplo de ação conjunta

No ato de entrega, o professor Alexandre Vieceli, que coordenou a equipe de engenharia em nome da UCS, relatou o desafio da produção do modelo e destacou a lição de empenho e capacidade deixada pela união entre a academia e os empresários voluntários na execução do projeto. O presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, também ressaltou a força de vontade de todos para o desenvolvimento do ventilador em um momento de crise. “Foi um trabalho a muitas mãos, com a colaboração de todos: poder público, academia, entidades e empresas. Sem a força de vontade e união não estaríamos desenvolvendo esse produto em nossa cidade”, destacou.

O reitor da UCS, Evaldo Kuiava, por sua vez, apontou o projeto como um exemplo para que as hélices do desenvolvimento – universidade, poder público, empresários e sociedade –sigam trabalhando juntas para diversificar e fortalecer a matriz econômica regional por meio da ciência e da tecnologia.

Diálogo e resultados

Por fim, o prefeito Flávio Cassina também destacou o resultado do trabalho como decorrente do diálogo com a comunidade durante este ano. “Foi um ano em que muitos se reinventaram em função da pandemia. Conseguimos, graças ao diálogo, união de esforços e determinação, produzir este equipamento para atender à necessidade de nossos pacientes. Obrigado a todos”.

O ato de entrega contou ainda com as presenças do vice-prefeito Edio Elói Frizzo; da secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos; do secretário da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro; do presidente da CIC, Ivanir Gasparin; e dos vereadores Adiló Didomenico e Paula Ioris, prefeito e vice-prefeita eleitos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul