CSS Light Web Gallery

31/10/2019 | CONSELHO DA EMPRESÁRIA

Estratégias e ações do MobiCaxias são apresentadas na CIC

Presidente do movimento, Carlso Zignani, foi o palestrante do evento promovido pelo Conselho da Empresária - Foto: Candice Giazzon/CIC
Presidente do movimento, Carlso Zignani, foi o palestrante do evento promovido pelo Conselho da Empresária - Foto: Candice Giazzon/CIC

As ações, os objetivos e o trabalho feito até agora pelo movimento Mobilização Por Caxias (MobiCaxias), uma articulação “dos apaixonados por Caxias” que busca resgatar o vigor econômico e social do município, foram detalhados pelo presidente da entidade, Carlos Zignani, durante o Café com Informação desta quinta-feira (31). O evento, que ocorre uma vez ao mês, é uma realização do Conselho da Empresária da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC).

O MobiCaxias, que ganhou CNPJ e se tornou uma associação, é formado por lideranças locais e regionais, entidades empresariais, sindicatos, associações, academia e pessoas da comunidade. Originado em 2014, depois que a grave crise econômica sofrida por Caxias do Sul deixou um saldo de aproximadamente 25 mil desempregados, o movimento se organizou em câmaras temáticas e sistematizou uma metodologia de trabalho que resultou na concepção do MobiCaxias e na criação de uma estrutura associativa à luz do projeto Caxias 2040. A inspiração veio de cidades como Maringá, Joinville, Barcelona e Medellín.

Nas três câmaras temáticas - infraestrutura, atração de investimentos e turismo, há projetos encaminhados e em fase adiantada. A de infraestrutura, que engloba quatro grandes projetos - duplicação de rodovias, novo aeroporto da Serra Gaúcha, Porto no Litoral Norte e Ferrovia Sul-Norte -, é uma delas. “Ou resolvemos os problemas de infraestrutura de Caxias do Sul, ou vamos perder mais indústrias, porque aqui os custos de produção são muito elevados”, justificou o presidente do MobiCaxias.

Agora, um dos projetos que está merecendo especial atenção nessa etapa do movimento é o Projeto Eleições Caxias do Sul 2020. Um plano de cidade está sendo preparado para ser entregue aos candidatos a prefeito no ano que vem. “Estamos traçando o que a cidade quer em termos de gestão pública e planejamento urbano”, afirmou Zignani.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Downloads

Outras Notícias