Notícias

CIC forma grupo de trabalho e lança indicadores do setor de turismo em Caxias do Sul

Política Turística e Enogastronomia

Publicado em 19/11/2018

Relatório foi apresentado na reunião-almoço por Marjorie Balbinot Gasperin - Foto: Antonio Valiente
Relatório foi apresentado na reunião-almoço por Marjorie Balbinot Gasperin - Foto: Antonio Valiente

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), por meio de sua Diretoria de Política Turística e Enogastronomia, tomou a iniciativa de formar o grupo de trabalho “Indicadores do Turismo” que nos últimos oito meses apurou dados estatísticos sobre o setor em Caxias do Sul. O resultado deste trabalho inédito foi apresentado na reunião-almoço da CIC desta segunda-feira (19) pela coordenadora da diretoria, Marjorie Balbinot Gasperin.

Segundo Marjorie, o objetivo é levantar informações anuais sobre o turismo em Caxias do Sul e levá-las ao conhecimento público. Também pretende ampliar o levantamento de dados, e desta forma contribuir para o desenvolvimento turístico local, por meio da vinculação progressiva de novas entidades ao processo.

Fazem parte do grupo de trabalho, além da CIC, a Associação dos Guias de Turismo da Serra Gaúcha, Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau, Prefeitura de Caxias do Sul, Sebrae Serra Gaúcha, Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, Meios de Hospedagem e Gastronomia e em Turismo e Hospitalidade em Caxias do Sul, Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho e Universidade de Caxias do Sul. Representantes destas entidades e instituições assinaram um Termo de Cooperação para dar seguimento ao projeto.

O relatório traz, entre outros dados, o movimento de voos e passageiros no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, atendimento e perfil dos visitantes nos museus da cidade, atendimento nos centros de informações turísticas, ocupação hoteleira, volume de empregos na hotelaria e turismo e participação do setor na economia local.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)