Notícias

Café com Informação debate perda do poder de compra do brasileiro

Conselho da Empresária

Publicado em 27/09/2018

Economista Felipe Guerra palestrou na CIC nesta quinta-feira (27) - Foto: Candice Giazzon/CIC
Economista Felipe Guerra palestrou na CIC nesta quinta-feira (27) - Foto: Candice Giazzon/CIC

O assessor da Messem Investimentos Financeiros Felipe Guerra, que possui oito anos de experiência na área, palestrou na edição do Café com Informação do mês de setembro, realizado nesta quinta-feira (27). O evento é promovido pelo Conselho da Empresária da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC). Economista de formação, Guerra falou sobre como manter o poder de compra em momentos de crise. Segundo ele, houve uma perda de 43% no poder de compra do brasileiro nos últimos 10 anos.

O palestrante traçou um paralelo entre o comportamento da inflação e taxa de juros e a remuneração de diferentes tipos de aplicações financeiras. Comentou que de 1973 a 1994, ano em que foi instituído o Plano Real, o Brasil conviveu com seis padrões monetários diferentes.  Antes da estabilização econômica, recordou, o País convivia com a hiperinflação -média anual de 728,55%, o que impactava nos hábitos de consumo das famílias, que, por exemplo, optavam por estocar mantimentos para se proteger da alta de preços.

Em relação ao cenário mais recente, Felipe Guerra recomendou comparar a rentabilidade entre os diferentes ativos financeiros, respeitando o perfil do investidor: conservador, moderado ou agressivo. Por fim, aconselhou: “Invista em educação”, lembrando que pessoas com maior grau de escolaridade são melhor remuneradas.

Antes da palestra de Felipe Guerra, os participantes do Café com Informação assistiram a uma apresentação do poeta, declamador, compositor e pesquisador da cultura gaúcha Alberto Salles. A atividade fez parte do “Mês da Cultura”, uma iniciativa da Diretoria de Cultura e Educação da CIC.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)