Notícias

Juiz eleitoral garante segurança da urna eletrônica

Conselho da Empresária

Publicado em 26/07/2018

Coordenador das eleições 2018 em Caxias do Sul, Silvio Viezzer palestrou no Café com Informação da CIC nesta quinta-feira (26) - Foto: Candice Giazzon
Coordenador das eleições 2018 em Caxias do Sul, Silvio Viezzer palestrou no Café com Informação da CIC nesta quinta-feira (26) - Foto: Candice Giazzon

A 20 dias para o início oficial da campanha eleitoral, a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) decidiu ampliar o debate e as informações sobre o tema e promoveu uma palestra com o juiz eleitoral da 136ª Zona Eleitoral e coordenador das eleições 2018 em Caxias do Sul, Silvio Viezzer. Ao falar para o público do Café com Informação, realizado nesta quinta-feira (26), numa iniciativa do Conselho da Empresária da entidade, o magistrado ressaltou a segurança da urna eletrônica e a importância de o eleitor verificar a veracidade e origem de determinadas notícias para evitar a propagação das chamadas fake news.

“O sistema é muito seguro e impossível de ser violado”, reiterou o juiz ao relembrar a evolução do sistema de votação da cédula para a urna eletrônica, implantada em 2000. O sistema, explicou, é todo protegido por criptografia, sem interligação com a internet e sem possibilidade de ataque externo. De acordo com Silvio Viezzer, as especulações sobre fraudes na urna eletrônica não passam de boatos, de notícia falsa. “Temos um sistema de votação muito seguro”, reafirmou.

Em relação às fake news, o magistrado sustentou que elas podem ser combatidas com a devida checagem da informação. “Nós, eleitores, temos que procurar nos informar em fontes seguras, e cada vez mais teremos de aprender a conviver e separar o joio do trigo”, aconselhou. Não existe legislação específica para o assunto, mas as pessoas podem ser responsabilizadas civilmente em caso de fake news, advertiu. O magistrado falou ainda sobre a Lei da Ficha Limpa e seu impacto na definição de candidatos e na escolha do eleitor.

Com três zonas eleitorais, Caxias do Sul tem 322.304 eleitores aptos a votar nas eleições de outubro. É o segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Sul.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)