Notícias

Lançado o Roteiro do Turismo Industrial da Serra Gaúcha

Política Turística e Enogastronomia

Publicado em 24/07/2018

Evento com participação de todos os parceiros foi realizado hoje pela manhã na CIC - Foto: Candice Giazzon/CIC
Evento com participação de todos os parceiros foi realizado hoje pela manhã na CIC - Foto: Candice Giazzon/CIC

O Roteiro do Turismo Industrial da Serra Gaúcha foi apresentado oficialmente nesta terça-feira (24), na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC). Inicialmente, serão oferecidas quatro opções de roteiros, que mesclam a visitação a empresas a atrações culturais e gastronômicas. O ato também contou com a assinatura de um Acordo de Cooperação entre entidades e a Universidade de Caxias do Sul (UCS). A parceria foi construída para conjugar esforços e promover ações em torno desta modalidade de turismo.

O turismo industrial é um projeto que vem sendo estruturado desde agosto do ano passado. Um Grupo de Trabalho formado por 11 entidades, entre as quais a CIC, é responsável por viabilizar todo o processo. A proposta coloca em evidência a tecnologia de ponta e os produtos de referência mundial fabricados na Serra Gaúcha e, além de valorizar as empresas e a riqueza cultural da Região, contribui para movimentar e fortalecer a matriz econômica do turismo. Ao mesmo tempo, evidencia a qualificada gastronomia e as belezas naturais dos municípios e beneficia as empresas, colaborando para divulgar as marcas e gerando oportunidades de negócios.

Dos quatro roteiros lançados, dois focam em empresas dos setores metalomecânico, automotivo e de implementos, um no setor plástico e outro no setor malheiro e têxtil. As empresas abrirão as portas nas terças, quartas e quintas-feiras. Empresas como Marcopolo, Randon, Agrale, Metalúrgica Buzin, Cervejaria Felsen, Dompel, Grupo Martiplast, Sultêxtil e Gida Malhas, entre outras, estão nos roteiros.

O projeto se inicia em Caxias do Sul, mas atrativos e empresas de outras cidades da Região podem aderir. Os pacotes serão comercializados por agências receptivas parceiras e as visitações são abertas ao público em geral, sejam estudantes, empresários ou turistas que passeiam pela Região.

Além dos roteiros ofertados neste momento, o turista poderá contatar as agências para criarem rotas personalizadas, inserindo as empresas de seu interesse. Para informações e reservas, o contato é turismoindustrialserra@gmail.com

A vice-presidente de Serviços da CIC, Maristela Tomasi Chiappin, afirmou que promover o turismo em todas as suas potencialidades tem sido um trabalho incansável da entidade. “Nesse sentido, o turismo industrial, que me parece uma vocação muito natural de Caxias do Sul, abre a enorme possibilidade de alavancarmos um grande mercado. Ao incentivarmos que os empreendedores abram suas instalações para grupos de turistas interessados em conhecer a forma de produção e a tecnologia empregada em nossas indústrias, estaremos colaborando para perpetuar a origem e história do nosso desenvolvimento”, disse Maristela. O vice-presidente de Indústria da CIC, Mauro Bellini, também participou do lançamento.

Grupo de Trabalho do Turismo Industrial:
Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha (CICS Serra)
Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL)
Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC)
Câmara Municipal de Caxias do Sul
Caxias Convention & Visitors Bureau
Conselho Municipal do Turismo de Caxias do Sul (Comtur)
Prefeitura de Caxias do Sul
Sebrae-RS
Senac
Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho (SEGH)
Universidade de Caxias do Sul

Fonte: Assessoria de Imprensa do Grupo de Trabalho do Turismo Industrial da Serra Gaúcha