Notícias

Governança, liderança e inovação embalam debates do 24º Seminário Competitividade & Qualidade

Desenvolvimento e Competitividade

Publicado em 10/07/2018

Daniel Randon fez a palestra de abertura sobre a importância dos modelos de gestão - Foto: Candice Giazzon/CIC
Daniel Randon fez a palestra de abertura sobre a importância dos modelos de gestão - Foto: Candice Giazzon/CIC

Realizado nesta segunda-feira (9), o 24º Seminário Competitividade & Qualidade reuniu mais de 200 pessoas para debater “A busca da essência como base da competitividade nos negócios”. Promovido pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), por meio de sua Diretoria de Desenvolvimento e Competitividade, o evento propôs uma reflexão sobre a transformação dos negócios a partir de novos propósitos, gestão de pessoas e excelência da qualidade. Toda a programação do seminário foi pensada em cima dos quatro principais pilares de sustentação da competitividade: modelos de gestão e governança; liderança; inovação e empreendedorismo; e qualidade. Para isso, convidou um time de empresários e especialistas nestes temas.

A palestra de abertura ficou a cargo do CFO da Randon e presidente do Conselho Diretor do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), Daniel Randon, sobre A Importância dos modelos de gestão e governança na competitividade da Região. “O líder transformador é obcecado pela cultura da empresa, pela inovação e pelos clientes”, afirmou Randon.

O executivo aconselhou: 1) governança é base para a boa gestão. Tenha coragem para fazer a mudança necessária com visão de crescimento sustentável; 2) resgate os valores, provenha o exemplo, reforce sua história; 3) crise é oportunidade de quebrar paradigmas; 4) tenha um mindset digital e aposte nos novos modelos de negócios; 5) adote a liderança transformadora.

A palestra seguinte foi com o instrutor e coordenador-geral do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) – Capítulo Sul, Leonardo Wengrover. Ele falou sobre A governança corporativa e a competitividade no âmbito de negócios e gestão pública.

Parte da programação, a reunião-almoço da CIC teve palestra da diretora da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), Jamile Sabatini Marques, sobre A competitividade sob a perspectiva das ações desenvolvidas nas cidades. Pesquisadora do tema Gestão do Conhecimento, Jamile afirmou que “fomentar a inovação é essencial para o desenvolvimento econômico de um País. As nações desenvolvidas têm alocado cada vez mais recursos à busca de soluções inovadoras, por perceberem que essa é uma forma de criar novos mercados, tornar suas empresas mais competitivas e gerar desenvolvimento econômico”.

Na parte da tarde, palestras simultâneas abordaram assuntos como inovação e empreendedorismo, gestão da mudança e qualidade, com Enor Tonolli Júnior, diretor do Parque de Ciência e Tecnologia (TecnoUCS) e coordenador do Programa de Geração de Startup (StartUCS); Bibiana Zereu, consultora empresarial e coach; e Gilberto Braga Wanderley, diretor de Operações da GWKaizen. 

Na sequência, o evento contou com a participação da proprietária da TEIA Projetos Socioambientais, Tiemi Yamashita, sobre A essência da gestão da qualidade voltada para resultados. A palestra de encerramento foi proferida diretor de Recursos Humanos da Marcopolo, Thiago Deiro, sobre O papel da gestão de pessoas na competitividade.

Foram patrocinadores do evento o Instituto de Desenvolvimento da Empresa Familiar (Idef), Marcopolo, Prolar e Simecs. E apoiadores, a Emercor, UCS, Swan Hotéis e Vivelle Móveis e Decorações.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)