Notícias

Caxias do Sul quer fazer parte da Rota das Cervejarias Artesanais

Política Turística e Enogastronomia

Publicado em 10/05/2018

Encontro na CIC debateu formas para fortalecer a atividade cervejeira - Foto: Marta Guerra Sfreddo
Encontro na CIC debateu formas para fortalecer a atividade cervejeira - Foto: Marta Guerra Sfreddo

O presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Ivanir Gasparin, assinou um documento, em conjunto com o prefeito Daniel Guerra e o presidente da Câmara de Vereadores, Alberto Meneguzzi, solicitando ao governador José Ivo Sartori a inclusão de Caxias do Sul na Rota das Cervejarias Artesanais no Rio Grande do Sul, roteiro que já reúne 22 municípios gaúchos. A assinatura ocorreu na manhã desta quinta-feira (10), na CIC, durante reunião que reuniu também empreendedores do setor para discutir alternativas ao desenvolvimento da atividade cervejeira. O encontro contou ainda com a presença do deputado estadual Elton Webber, autor do projeto de lei que criou a Rota das Cervejarias, aprovado pela Assembleia Legislativa em janeiro deste ano. Webber é quem levará o documento ao governador.

“Eu acredito muito neste projeto e também neste mercado”, afirmou o presidente da CIC ao comentar que a inclusão de Caxias do Sul na Rota das Cervejarias pode representar um resgate cultural sobre as origens do produto no município e a solução para viabilizar pequenos empreendimentos. “Contem com a CIC, somos parceiros”, enfatizou Ivanir Gasparin.

O deputado Elton Webber disse que a intenção de ampliar a Rota das Cervejarias Artesanais é fortalecer o turismo e a gastronomia, gerando mais empregos e renda. Webber ouviu reivindicações dos cervejeiros e se comprometeu a trabalhar na busca de soluções para problemas que impactam o setor, especialmente no campo tributário.

Também presente na reunião, a secretária municipal do Turismo, Renata Aquino Carraro, revelou que Caxias do Sul possui 14 cervejarias artesanais e cerca de 100 produtores caseiros da bebida, potenciais empresários do ramo. “É um número expressivo, para o qual não podemos fechar os olhos”, acentuou Renata ao justificar a iniciativa da Prefeitura Municipal de solicitar a inserção de Caxias na rota cervejeira gaúcha. “O mercado das cervejarias é um setor em constante crescimento e que vem agregar valor ao nosso produto, além de contribuir para o desenvolvimento do turismo na Região”, destaca o documento assinado pela prefeitura, Câmara de Vereadores e CIC.

Também participaram do encontro, as diretoras de Política Turística e Enogastronomia da CIC Marivânia Sartoretto e Luciane Perez e o diretor-executivo da entidade, Gelson Dalberto.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens