Notícias

CIC e UCS lançam livro sobre trajetória do empreendedorismo feminino

Conselho da Empresária

Publicado em 14/11/2017

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), por meio do Conselho da Empresária, e a Universidade de Caxias do Sul (UCS) realizaram na noite desta segunda-feira (13) o lançamento do livro Mulheres empreendedoras: a construção de uma caminhada. A atividade marcou as celebrações dos 20 anos do Conselho da Empresária da CIC.

A publicação é fruto do convênio entre a CIC e a UCS e traz um relato histórico do empreendedorismo feminino na Serra Gaúcha. Tem como autores os pesquisadores da UCS Anthony Tessari, Cláudio Corrêa de Mello, Eliana Riela e Vania Merlotti Herédia.

A solenidade de lançamento contou com a presença da primeira-dama de Caxias do Sul, Andrea Guerra, que recebeu o primeiro exemplar da obra das mãos do presidente da CIC, Nelson Sbabo. Andrea salientou a importância da publicação para a memória de Caxias do Sul e para a valorização histórica do empreendedorismo feminino. Nelson Sbabo enalteceu o papel das mulheres na construção de Caxias do Sul e falou da participação feminina na CIC e lembrou quando, em 1997, se criou um espaço com a finalidade de promover a aproximação das mulheres com a própria entidade.

“As mulheres empreendedoras, em suas narrativas, mostram que a caminhada não foi gratuita e que por parte de muitas resultou de superação de dificuldades, esforços e renúncias na busca da realização como pessoa, como profissional e como mulher”, pontuou Vania Herédia.

A atual presidente do Conselho da Empresária, Zeli Dambros, afirmou que “comemoramos pela finalização de uma obra de extrema importância para a comunidade. Um livro que registra a história do empreendedorismo feminino em Caxias do Sul e Região. Sabemos que os avanços trazem profundas mudanças na história, e nada mais eterno do que a escrita”.

A publicação Mulheres empreendedoras: a construção de uma caminhada contou com o patrocínio de Florense, Centro Empresarial de Flores da Cunha, Ledluxor e Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs).

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC