Notícias

Fundado o Observatório Social de Caxias do Sul

Executiva

Publicado em 15/12/2015

Assembleia de constituição do OS foi realizada nessa segunda-feira (14), no Simecs - Foto: Francine Spiller/CIC
Assembleia de constituição do OS foi realizada nessa segunda-feira (14), no Simecs - Foto: Francine Spiller/CIC

Foi fundado nessa segunda-feira (14), o Observatório Social (OS) de Caxias do Sul. A assembleia de constituição foi realizada no auditório do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs) e contou com a presença de diversas lideranças de entidades de classe e políticas. 

O empresário contábil Ronaldo Tomazzoni, atual presidente do Sescon Serra Gaúcha, foi eleito como presidente do OS de Caxias do Sul. Também compõem o Conselho Executivo Mario Cesar Pontalti, como vice-presidente para Assuntos Administrativo-financeiros, Shirlei Teresinha Omizzolo, como vice-presidente para Assuntos Institucionais e de Alianças, Lodonha Maria Portela Coimbra Soares, como vice-presidente para Assuntos de Produtos e Metodologia, e Volnei Luís de Azevedo, como vice-presidente para Assuntos de Controle Social. Ainda foram nomeados os membros titulares e suplentes do Conselho Fiscal.

 O diretor-executivo da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Victor Hugo Gauer, abriu o evento, saudando a presença de todos. Na sequência, falou o vice-prefeito de Caxias do Sul, Antonio Roque Feldmann, que parabenizou a iniciativa do empresariado e comunidade da cidade em formar um OS. “Temos certeza que a causa é nobre, com foco no bom uso do dinheiro público. Essa ONG trará favorecimento e ganho para sociedade”, destacou Feldmann. 

O contador Pedro Gabril Kenne da Silva, membro do Conselho Superior do OS do Brasil e condutor da assembleia, explicou aos presentes o objetivo do OS, realizou a leitura do edital, do estatuto e da nominata. “O Observatório Social é um espaço para o exercício da cidadania onde se pode contribuir para a melhoria da gestão pública no Brasil. Os observatórios, democráticos e apartidários,  estão presentes em mais de 100 cidades de 18 estados brasileiros e já contribuíram para uma economia de mais de R$ 1 bilhão nas compras públicas nos últimos três anos”, explicou Gabril.

Já imbuído do cargo de presidente, Ronaldo Tomazzoni explicou que o OS tem como principal objetivo avaliar os processos licitatórios da prefeitura. “A partir de 2016 equipes técnicas capacitadas do Observatório Social acompanharão de perto desde o lançamento de licitações municipais até a entrega final da obra, produto ou serviço, evitando assim possíveis desperdícios de verbas e contribuindo para uma melhoria da gestão publica.”, destacou.

Após a constituição, a comissão realizará a capacitação da diretoria e do coordenador executivo e trabalhará para a abertura de sua sede, que ficará junto ao Sindilojas Caxias (Rua Alfredo Chaves, 820, 3°andar) e início efetivo dos trabalhos, que deve acontecer já no primeiro trimestre de 2016. 

NOMINATA OBSERVATÓRIO SOCIAL GESTÃO 2016/2017

Presidente: Ronaldo Tomazzoni

Vice-presidente para Assuntos Administrativo-financeiros: Mario Cesar Pontalti  

Vice-presidente para Assuntos Institucionais e de Alianças: Shirlei Teresinha Omizzolo                                   

Vice-presidente para Assuntos de Produtos e Metodologia: Lodonha Maria Portela Coimbra Soares    

Vice-presidente para Assuntos de Controle Social - Volnei Luís de Azevedo                                  

CONSELHO FISCAL 

Titular: Jovenil Vitt Lima   

Suplente: Rosana  Morete da Rosa Dias Tocchetto                                                                           

Titular: Idalice Teresinha Manchini

Suplente: Camila Luana Sartor   

Titular: Rui Alberto Cassina       

Suplente: Jose Cesa Neto 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sescon Serra Gaúcha