Notícias

CIC Caxias conhece programa de integração econômica de migrantes

Executiva

Publicado em 09/11/2020

Entidade foi procurada pela representante em Porto Alegre da Organização Internacional para as Migrações - Foto: Alessandra Perez/CIC
Entidade foi procurada pela representante em Porto Alegre da Organização Internacional para as Migrações - Foto: Alessandra Perez/CIC

Na sexta-feira (6), o diretor-executivo da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), Gelson Dalberto, recebeu a assistente de Projetos da Organização Internacional para as Migrações (OIM), agência da ONU para migração, Patricia Siqueira.  O objetivo da visita foi apresentar a instituição, que começa a atuar na Região. Além da CIC Caxias, os representantes da OIM visitaram empresas locais.

Patrícia falou do Programa Oportunidades – Integração no Brasil, uma iniciativa da OIM que visa apoiar ao processo de integração econômica de migrantes vulneráveis no Brasil e que será implementado por meio de parcerias com o setor privado e sociedade civil. O projeto, financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), dará suporte aos esforços realizados pelos governos federal, estaduais e municipais, agências do Sistema ONU e organizações da sociedade civil.

Conforme explicou a executiva da OIM, o programa para integração econômica dos venezuelanos e migrantes de países vizinhos em situação de vulnerabilidade no Brasil tem como objetivo proporcionar a essas pessoas acesso a meios de subsistência sustentáveis e oportunidades de emprego formal, por meio de programas de formação profissional, cursos de idiomas, colocação no mercado de trabalho, entre outras atividades.

Para Gelson Dalberto, os propósitos da organização vêm ao encontro de iniciativas de algumas entidades empresariais de Caxias do Sul que visam à inserção e profissionalização de migrantes no mercado de trabalho local. Dalberto demonstrou preocupação com a situação de haitianos e senegaleses que residem na Região e solicitou que o programa inclua também imigrantes. Patrícia se comprometeu a levar a demanda às lideranças da agência para que o pedido seja analisado e aceito.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)