Notícias

Thedy Corrêa fecha 2º Fórum do Conhecimento com palestra sobre inteligência emocional na tomada de decisão

Desenvolvimento e Competitividade

Publicado em 11/07/2024

Evento reuniu, na CIC Caxias, líderes, profissionais e entusiastas da inovação na tarde desta quarta-feira (10) - Foto: Marta Guerra Sfreddo
Evento reuniu, na CIC Caxias, líderes, profissionais e entusiastas da inovação na tarde desta quarta-feira (10) - Foto: Marta Guerra Sfreddo

O músico Thedy Corrêa, vocalista do Nenhum de Nós, encerrou o 2º Fórum do Conhecimento, com uma palestra – que incluiu um pocket show dos sucessos da banda - sobre inteligência emocional e tomada de decisões. O evento promovido pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), por meio das diretorias de ESG, Inovação e Desenvolvimento e Competitividade, reuniu líderes, profissionais e entusiastas da inovação na tarde desta quarta-feira (10). 

Durante sua apresentação, Thedy abordou a importância de observar, identificar e interpretar as emoções, destacando como essas atitudes são necessárias tanto na vida pessoal quanto profissional. Ele explicou por que é importante desenvolver a inteligência emocional, ressaltando a necessidade de entender e gerir as próprias emoções para aprimorar a criatividade e as relações interpessoais. Thedy destacou que, ao observar, identificar e interpretar os sentimentos, é possível tomar decisões mais conscientes. Ele utilizou sua experiência no mundo da música para ilustrar como a inteligência emocional pode ser aplicada em diferentes contextos, incentivando todos a adotarem uma abordagem mais empática e consciente.

Desde a palestra de abertura, ministrada por Eduardo Lorea, CEO da Numerik e diretor América Latina do South Summit Brazil, que falou sobre liderança inovadora, até a palestra de Thedy Corrêa, o Fórum do Conhecimento ofereceu uma variedade de temas e cases. Os participantes também tiveram a oportunidade de ouvir a fundadora da Seek Futures, Letícia Setembro, e a terapeuta Chrys Hellen palestrarem on-line sobre futurismo, numa abordagem holística e de expansão da consciência pelo olhar da Física Quântica. 

Na sequência, o cofundador da Dobra Guilherme Massena apresentou o case da empresa de Montenegro (RS) que iniciou produzindo “carteiras de papel” e hoje, depois de aderir a novos modelos de negócios, fabrica bolsas, capas para notebooks, porta-garrafas, pochetes e lancheiras, entre outros produtos, com material reciclado, gerando impacto positivo na sociedade. Ao abordar aspectos do capitalismo consciente, Massena destacou que a nova era dos negócios é mais humana, consciente, colaborativa, transparente, sustentável e social. “O papel dos negócios é criar valor. Não importa o que estamos vendendo, e sim por que estamos vendendo”, enfatizou. 

Os desafios de liderança nas organizações do presente e do futuro foram tema da palestra da executiva do IFood Camila Leães. “Liderar em direção ao futuro requer habilidades diferentes das necessárias hoje”, afirmou. Para Camila, perder relevância não é opcional. “É por isso que se preparar para o futuro é simples, mas é preciso coragem”. A executiva ainda destacou a importância de as atuais e futuras lideranças estabelecerem conexões, questionarem e aprenderem continuamente. “O líder que é curioso, que está interessado nas ideias dos outros, que está disposto a dizer ‘eu não sei’, que está aberto a aprender, é o líder que permanecerá no futuro”, concluiu Camila.

Na programação simultânea do Fórum do Conhecimento, Michel Couto, fundador da Agência Formô, falou sobre inovação social na prática, apresentando projetos de empreendedorismo, cultura e impacto comunitário desenvolvidos no Morro da Cruz, na periferia de Porto Alegre. “Devemos reivindicar e lutar pelo impossível”, ressaltou Couto, chamando a atenção para o potencial empreendedor e de consumo das periferias. 

“Desmistificando a Indústria 4.0”, com Rodrigo Portes, especialista em Gestão Estratégica de Negócios, e “Depois que tudo deu errado: reinventando a gestão de pessoas”, com Gustavo Casarotto, CPO da Metadados, foram outras duas palestras que fizeram parte da programação simultânea do evento. 

A realização do 2º do Fórum do Conhecimento também foi possível graças ao patrocínio master do CIEE, TOTVS, Ravi e SSI, além do apoio da ARH Serrana, DPOfficer, Infront, Felsen, Trino Polo, Vivelle e Instituto Hélice. O evento integra o Projeto Empreender da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens