Notícias

Economia de Caxias do Sul tem alta de 5,7% em fevereiro sobre janeiro

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 04/04/2024

Indicadores econômicos do mês foram divulgados pela CIC e CDL nesta quinta-feira (4) - Foto: Denise Suzin Borges/CIC Caxias
Indicadores econômicos do mês foram divulgados pela CIC e CDL nesta quinta-feira (4) - Foto: Denise Suzin Borges/CIC Caxias

A economia de Caxias do Sul cresceu 5,7% em fevereiro, na comparação com janeiro, resultado do desempenho positivo da indústria (10,1%) e dos serviços (1,2%). Na comparação com fevereiro de 2023, a economia local cresceu 14,5%. Também neste indicador, a indústria registrou alta de 14,7%, enquanto os serviços cresceram 23,9%. O comércio, nos dois comparativos, registrou desempenho negativo. Estes e outros indicadores foram divulgados nesta quinta-feira (4) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL). 

Na análise do indicador acumulado do ano, em que se compara o primeiro bimestre de 2024 com igual período do ano passado, houve um crescimento na economia da ordem de 10,7%. Os serviços cresceram 21,7%, enquanto a indústria cresceu 7,7%. Os serviços, ao contrário, caírem 2,1% no acumulado do ano. No acumulado de 12 meses, o índice também é de alta: 5,4%.

Para o diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias Tarciano Mello Cardoso, a avaliação de longo prazo, que compara fevereiro de 2024 com o mesmo mês do ano passado, demonstra que a economia local teve um crescimento bem representativo. Ele lembra que a atividade econômica costuma ter oscilações e variações setoriais dependendo do mês, mas “no conjunto da obra, a economia de Caxias do Sul vem com um viés positivo nos últimos meses”, frisou Cardoso.  

O levantamento aponta ainda que alguns itens que compõem o Índice de Desenvolvimento Industrial (IDI), como utilização da capacidade instalada, horas trabalhadas, compras industriais e vendas industriais, por exemplo, foram positivos em fevereiro na comparação com janeiro. Na comparação com fevereiro do ano passado todos os itens que compõem o Índice de Desempenho da Indústria (IDI/Caxias), com exceção da utilização da capacidade instalada, também foram positivos. 

Em relação aos postos de trabalho, o estudo traz dados do Caged que mostram que o mercado formal apresentou aumento de 2.847 novas vagas em fevereiro, um crescimento de 1,7% no mês. O maior número de empregos ocorreu na indústria. Foram 1.638 vagas criadas em fevereiro. Em Caxias do Sul, o estoque de empregos formais está na marca dos 167.899. 

Também participaram da apresentação dos dados, o vice-presidente de Indústria da CIC Caxias, Ruben Bisi, o diretor de Planejamento, Economia e Estatística da entidade Astor Schmitt e diretores da CDL Caxias. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens