Notícias

Economia de Caxias do Sul acumula crescimento de 5,8% no primeiro semestre  

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 08/08/2023

Indicadores foram divulgados nesta terça-feira (8) pela CIC e CDL - Foto: Denise Borges/CIC Caxias
Indicadores foram divulgados nesta terça-feira (8) pela CIC e CDL - Foto: Denise Borges/CIC Caxias

A economia caxiense voltou a crescer em junho e registrou alta de 7,8% sobre o desempenho do mês de maio. Com o avanço positivo, a atividade econômica de Caxias do Sul acumulou alta de 5,8% no primeiro semestre de 2023 e de 5,4% no acumulado dos últimos 12 meses. Os indicadores do mês de junho foram divulgados nesta terça-feira (8) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). 

Na análise do desempenho setorial, a indústria puxou o avanço de junho sobre maio, com 11,9% de crescimento. Em seguida vêm os serviços, com 5,6% de alta, e o comércio, com alta de 1% no comparativo entre junho e maio. No acumulado de janeiro a junho, os serviços dispararam, com crescimento de 22,2%, sendo acompanhados pelo comércio, com índice positivo de 5,8%. A indústria, porém, registrou queda de 3,2% no acumulado dos seis primeiros meses do ano. 

No comparativo entre junho de 2023 e junho de 2022, os serviços tiveram impressionantes 36,3% de alta. A indústria cresceu 4,1%, enquanto o comércio registrou perdas de -1,5% no mesmo período.

O diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Caxias Tarciano Melo Cardoso destacou que junho apresentou desempenho bem positivo contra o mês de maio e trouxe bons números para a economia de Caxias, salientando que os serviços ainda se recuperam das perdas sofridas durante os anos da pandemia.  

Empregos

Caxias do Sul registrou 6.443 admissões e 6.538 demissões em junho, resultando em um saldo negativo de 95 empregos formais. Com exceção do setor de serviços e da construção civil, que juntos geraram 140 novas vagas, os demais setores apresentaram saldo negativo. 

No acumulado do ano, o mercado de trabalho caxiense registrou uma alta de 2%, com a criação de 3.111 vagas. O estoque total de empregos com carteira assinada hoje é de 161.339, o maior número desde 2015, quando Caxias do Sul atingiu a marca de mais de 164 mil trabalhadores formais.

Mercado externo

No comércio internacional, o saldo da balança comercial apresentou alta de 77% no acumulado dos últimos 12 meses, situando-se em U$ 292 milhões neste período. No primeiro semestre deste ano, também houve crescimento do saldo entre exportações e importações, atingindo índice de 36,5%.

Os Estados Unidos lideraram o destino das exportações caxienses em junho. Em seguida vêm Chile, Argentina, Uruguai e México. Já o ranking dos países de origem das importações locais mostra que a China lidera com 49%. Em seguida vêm Itália, Alemanha, Estados Unidos e Japão. Em 2023, 53% das importações são de máquinas e aparelhos, enquanto nas exportações, 46% são materiais de transporte. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens