Notícias

Economia caxiense fecha primeiro trimestre do ano com alta de 4,1%

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 04/05/2023

Indicadores foram divulgados pela CIC e CDL nesta quinta-feira (4) - Foto: Denise Borges/CIC Caxias
Indicadores foram divulgados pela CIC e CDL nesta quinta-feira (4) - Foto: Denise Borges/CIC Caxias

A economia de Caxias do Sul registrou crescimento de 5,2% no mês de março, em comparação com fevereiro, depois de três meses consecutivos de queda. O desempenho positivo fez com que o resultado do trimestre apontasse aumento de 4,1% e de 6,1% em relação a março de 2022. O acumulado dos últimos 12 meses também registrou alta:2,9%. Os números do desempenho da economia local foram divulgados pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) nesta quinta-feira (4). 

Por setores, na relação entre março e fevereiro, o levantamento indica índices de crescimento de 5,8% na indústria e de 8,7% nos serviços, mas retração de 2,6% no comércio. No acumulado do ano, o comércio cresceu 12,4%, os serviços, 17,1%, enquanto as atividades da indústria retraíram em 5,8% de janeiro a março. 

“Um dos pontos que explicam o incremento de março, é que janeiro e fevereiro são meses com menores dias úteis, férias e menos atividades”, explicou o diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias Tarciano Mello Cardoso. 

Avaliação mais detalhada do comportamento da indústria aponta que em março houve crescimento de 14% em horas trabalhadas, 6,4% em vendas e 34,2% em massa salarial na comparação com fevereiro deste ano. Índices de queda foram registrados nos itens “utilização da capacidade instalada” (-4,5%) e “compras industriais (-10,2%)”. 

A vice-presidente de Comércio da CIC Caxias, Idalice Manchini, mencionou que os empresários estão encarando o cenário com “otimismo silencioso”. “A gente sabe que está crescendo, que está melhor do que no ano passado, mas não sabemos o que vem pela frente. A gente tem dúvidas entre investir ou não”, observou Idalice.

Mercado externo - As exportações cresceram 35,2% em março na comparação com fevereiro, e as importações, 4,9%, fazendo com que o saldo da balança comercial caxiense registrasse desempenho positivo de 168,4% no período. No acumulado de janeiro a março deste ano, a alta no saldo da balança comercial de Caxias do Sul ultrapassa os 120%. Nos últimos 12 meses, foram registrados US$ 289 milhões de saldo na balança comercial caxiense. 

Os principais países de onde se originam as importações locais são China, Itália, Alemanha, Estados Unidos e Japão. Já os países de destino das exportações são Estados Unidos, Chile, Argentina, Uruguai e México. Máquinas e aparelhos são as mercadorias mais importadas, enquanto material de transporte predomina nas exportações. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens