Notícias

Economia de Caxias do Sul tem queda de 3,7% em fevereiro

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 06/04/2023

Indicadores econômicos do mês foram divulgados pela CIC e CDL nesta quinta-feira (6) - Foto: Raquel Quevedo/CIC Caxias
Indicadores econômicos do mês foram divulgados pela CIC e CDL nesta quinta-feira (6) - Foto: Raquel Quevedo/CIC Caxias

A economia de Caxias do Sul caiu 3,7% em fevereiro, na comparação com janeiro, resultado do desempenho negativo tanto da indústria (-5,8%) como dos serviços (2,4%). Na comparação com fevereiro de 2022, porém, a economia local cresceu 2,6%. Também neste indicador, a indústria registrou queda de 8,5%, enquanto o comércio aumentou 14,5% e os serviços cresceram 16%. Estes e outros indicadores foram divulgados nesta quinta-feira (6) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL). 

Na análise do indicador acumulado do ano, em que se compara o primeiro bimestre de 2023 com igual período do ano passado, houve um crescimento na economia da ordem de 2,3%. O comércio cresceu 11,5% e os serviços, 16,4%, enquanto a indústria registrou queda de 8,5%. No acumulado de 12 meses, o índice é de alta: 2,6%.

Para o diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias Tarciano Mello Cardoso, dentro de alguns setores, é bastante comum ter retrações nesse período. Ele lembrou que a indústria vinha de uma base muito forte em 2021, o que também explicaria o desempenho negativo da indústria em fevereiro. 

O levantamento aponta ainda que alguns itens que compõem o Índice de Desenvolvimento Industrial (IDI), como utilização da capacidade instalada, compras industriais e vendas industriais, por exemplo, foram negativos em fevereiro na comparação com janeiro. Na comparação com fevereiro do ano passado todos os itens que compõem o Índice de Desempenho da Indústria (IDI/Caxias), com exceção de massa salarial e horas trabalhadas, também foram negativos. 

No acumulado dos últimos 12 meses, as exportações caxienses cresceram 39,6,2%. As importações, no mesmo período, cresceram 17,54%. Com isso, o saldo da balança comercial caxiense foi positivo em 114% nos últimos 12 meses.

Em relação aos postos de trabalho, o estudo mostra que o mercado formal apresentou aumento de 1.800 novas vagas em fevereiro, um crescimento de 1,1% no mês. O maior número de empregos ocorreu na indústria. Foram 997 vagas criadas em fevereiro. Em Caxias do Sul, o estoque de empregos formais está na marca dos 160.449. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens