Notícias

Economia de Caxias do Sul apresenta queda em janeiro

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 16/03/2023

Dados foram divulgados nesta quinta-feira (16) pela CIC e CDL - Foto: Raquel Quevedo/CIC Caxias
Dados foram divulgados nesta quinta-feira (16) pela CIC e CDL - Foto: Raquel Quevedo/CIC Caxias

O desempenho da economia de Caxias do Sul no mês de janeiro apontou para uma queda de 3,3% em relação a dezembro. A indústria foi o único segmento que cresceu, com leve alta de 0,5% em sua atividade no primeiro mês do ano. O comércio caiu 5%, enquanto os serviços registraram menos 9,2% em seu desempenho, conforme mostra o levantamento divulgado em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (16) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

Na comparação com janeiro de 2021, a economia de Caxias do Sul, no entanto, cresceu 1,8%. Na análise por setores, os serviços aumentaram 16,7% e o comércio, 8,5%, enquanto a indústria registrou queda 8,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. “Os números negativos em janeiro em comparação com dezembro não são nenhuma novidade, é um movimento bastante natural e dentro do que já se esperava, em razão das férias coletivas”, observou a diretora de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias Maria Carolina Gullo. Para a economista, porém, o bom resultado da economia caxiense em relação ao ano passado merece ser comemorado.

No acumulado dos últimos 12 meses, a atividade econômica caxiense mostrou crescimento de 2,6%, novamente puxado pelo comércio, que registrou uma alta de 12,2%. Os serviços cresceram 1,4% e a indústria, 0,3% no acumulado de 12 meses. 

Maria Carolina revelou ainda que a partir de janeiro de 2023, o indicador de serviços será calculado com base na Receita Bruta, e não mais com base no Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), utilizado até agora pela entidade. 

Empregos - No saldo entre admissões e demissões no mercado de trabalho local, o levantamento mostrou que em janeiro, na comparação com dezembro de 2022, foram criadas 394 vagas em Caxias do Sul, um aumento de 0,2% no total de empregos formais no município. A agropecuária foi o segmento que mais abriu empregos, com 406 novos postos. Nos últimos 12 meses, o crescimento do mercado formal de trabalho foi de 4%. Atualmente, Caxias do Sul possui um total de 158.622 postos formais de trabalho. 

Mercado externo – Em janeiro, o saldo da balança comercial caxiense apresentou queda de 91% em relação a dezembro de 2022, mas uma alta de 780% em relação ao mesmo período do ano anterior e alta de 99,3% no acumulado de 12 meses. “O movimento de exportações foi bem maior do que no ano passado, e por isso tivemos esse percentual fantástico”, explicou Maria Carolina Gullo. Também participaram da apresentação dos dados o diretor-executivo da CIC Caxias, Gelson Dalberto, o diretor de Planejamento, Economia e Estatística Marcos Rossi Victorazzi, além de diretores da CDL Caxias.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens