Notícias

A atividade econômica caxiense mostra avanço de 3,9% no acumulado de 12 meses

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 08/11/2022

Relatório foi apresentado em coletiva de imprensa nesta terça (8) - Foto: Amanda Pietra Faccio/CIC Caxias
Relatório foi apresentado em coletiva de imprensa nesta terça (8) - Foto: Amanda Pietra Faccio/CIC Caxias

O desempenho da economia de Caxias do Sul no mês de setembro mostrou aceleração de 3,2%, se comparado a agosto de 2022. O indicativo foi apresentado na tarde desta terça-feira (08) pela Câmara de Indústria Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) em coletiva de imprensa no formato híbrido, na CIC.

Conforme o estudo, a Indústria puxou o avanço com 5%, seguida pelo setor de Serviços (3,3%), enquanto o Comércio retraiu -2,7%. Ao se comparar setembro de 2022 com setembro de 2021, em que se elimina a sazonalidade, verifica-se avanço de 7%. Todos os setores apresentam incremento: o Comércio (15,4%), a Indústria (5,3%) e o setor de Serviços (5,2%).

Na análise do indicador acumulado do ano, em que se compara os primeiros nove meses do ano de 2022 com igual período do ano anterior, nota-se ascensão do Comércio (11,3%), da Indústria (3%) e do setor de Serviços (1%). 

O resultado do indicador é de evolução de 3,8%. No indicador “acumulado 12 meses”, a atividade econômica mostra avanço de 3,9%, provenientes da seguinte composição: Indústria (5,5%), Comércio (5,5%) e Serviços (0,1%).

Empregos

Em relação ao mercado de trabalho, o mês de setembro registrou 6.456 admissões e 6.103 desligamentos em Caxias do Sul, resultando na criação de 353 empregos formais. Dessa forma, a cidade contou com um estoque de 160.343 empregos. Segundo o relatório, os setores que impulsionaram este resultado foram Indústria (312) e o setor de serviços (93). A agropecuária (-28), o comércio (-21) e a Construção (-3) apresentaram saldo negativo.

Mercado externo

Já o comportamento das atividades ligadas ao comércio internacional na economia de Caxias do Sul, extraídos do site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, reflete que em setembro o desempenho das exportações diminuiu em relação ao mês de agosto, enquanto o desempenho das importações aumentou, resultando em um saldo na balança comercial menor que o mês anterior. Entretanto, o desempenho do acumulado de 12 meses é o melhor dos últimos três anos.

Participaram da coletiva de imprensa pela diretoria de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias, Maria Carolina Gullo e Tarciano Melo Cardoso, o diretor executivo da CIC Caxias Gelson Dalberto, o gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias, Carlos Alberto Cervieri, e o assessor de economia e estatística da CDL Caxias, Mosár Leandro Ness (online).

Fonte: Assessoria de Imprensa CIC Caxias - Raquel Quevedo (MTE 18275)

Galeria de imagens