Notícias

Otimismo marca apresentação do desempenho  da economia de Caxias do Sul 

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 13/09/2022

Números referentes a julho foram apresentados nesta terça-feira (13) pela CIC e CDL - Foto: Raquel Quevedo/CIC Caxias
Números referentes a julho foram apresentados nesta terça-feira (13) pela CIC e CDL - Foto: Raquel Quevedo/CIC Caxias

O otimismo marcou a apresentação do desempenho da economia de Caxias do Sul no mês de julho, divulgado nesta terça-feira (13) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).  Com alta de 4,1% no comércio e de 2,6% na indústria, a economia de Caxias do Sul cresceu em média 2% em julho, se comparada ao mês anterior. 

Quando a comparação é entre julho de 2022 e julho de 2021, houve queda de 5,1% causada pelos serviços, que registrou desempenho negativo de 24,6% em relação ao mesmo mês do ano passado. A diretora de Planejamento, Economia e Estatística Maria Carolina Gullo explicou que isto se deve porque em julho de 2021 houve um evento atípico. Uma única empresa fez um aporte muito grande de pagamentos, fazendo com que o segmento de serviços apresentasse um crescimento fora da curva. “A nossa base ficou com esse viés, e por isso temos agora essa comparação em que os serviços parecem ter caído em relação ao ano passado, mas talvez isso nem tenha acontecido”, detalhou Maria Carolina. No acumulado do ano e também dos últimos 12 meses, o desempenho é positivo em 3%. “Os números são bons”, frisou a diretora da CIC Caxias.

Também chamou a atenção o fato de que todas os indicadores que compõem o Índice de Desempenho Industrial, como Utilização da Capacidade Instalada, Horas Trabalhadas, Compras Industriais, Vendas Industriais e Massa Salaria, foram positivos no mês de julho em relação a junho. No acumulado do ano, a indústria registra 7,2% de crescimento.  

Inflação em queda, PIB em alta, criação de empregos, safra agrícola recorde, reservas cambiais preservadas, dólar estável, bolsa de valores positiva, mercado metalmecânico e automotivo aquecido, perspectiva de redução do IPI de produtos industrializados, da energia e dos combustíveis, aprovação de diferentes marcos legais e ampliação da desoneração da folha de pagamentos. Estes foram os principais fatores elencados pelo vice-presidente de Indústria da CIC Caxias, Ruben Bisi, que tornam o cenário econômico brasileiro otimista. “O Brasil tem mostrado consistência no agronegócio, na indústria e no turismo. Não há mais o desânimo geral que havia no início do ano e durante o ano passado. O Brasil apresenta um viés de crescimento virtuoso, e nós estamos animados que vai continuar”, analisou Bisi. 

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho apresentou crescimento, com um saldo positivo de 999 empregos com carteira assinada, a maioria na indústria e serviços. No acumulado de 2022, a alta nos empregos é de 4,%, com 6.174 vagas a mais. O comportamento de crescimento se verifica também nos últimos 12 meses, quando os postos de trabalho em Caxias do Sul cresceram 5,2%. O total de empregos com carteira assinada em Caxias do Sul, em julho, é de 158.879.

Comércio exterior

O saldo da balança comercial registrou alta de 176,8% em julho em relação a junho, com exportações crescendo 12,9% e as importações caindo 20,4%. No acumulado de janeiro a julho, o saldo é positivo em 59%. Os Estados Unidos, com 12%, aparecem na primeira posição entre os principais destinos das exportações caxienses. Em seguida vêm Chile, Argentina, Uruguai, México, Peru, Paraguai e Colômbia. Já a China, com 48%, continua o principal país de origem das importações locais. Logo após aparecem Itália, Alemanha, Estados Unidos, Áustria, Japão e Índia.

Também participaram da coletiva de imprensa o diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias Joarez Piccinini, o diretor-executivo da entidade, Gelson Dalberto, e diretores da CDL Caxias. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens