Notícias

Desempenho econômico de Caxias do Sul, em abril, mostra crescimento dos setores de Serviços e Comércio

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 31/05/2022

Relatório foi apresentando durante coletiva de imprensa, em formato híbrido, nesta terça (31) - Foto: Ana Clara Nazario
Relatório foi apresentando durante coletiva de imprensa, em formato híbrido, nesta terça (31) - Foto: Ana Clara Nazario

A economia de Caxias do Sul registrou desaceleração de -1,7% no mês de abril, em comparação a março de 2022. Já a Indústria puxou o declínio com -10,1%, enquanto o setor de Serviços (10%) e o Comércio (4,5%) aceleraram. Os números do desempenho da economia local foram divulgados pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) nesta terça-feira (31).

Na comparação de abril de 2022 com abril de 2021, eliminando a sazonalidade, o estudo constatou crescimento de 5,4%. O setor de Serviços 17,1% e o Comércio 16,6% cresceram, enquanto a Indústria (-4,7%), retraiu.

Na análise do indicador acumulado do ano, em que se compara o primeiro quadrimestre de 2022 com igual período do ano anterior, a ascensão do Comércio foi de 7,9% e da Indústria de 5,7%, já o setor de Serviços (-0,4%) apresentou redução. O resultado do indicador é de aquecimento de 4,3%. No “acumulado 12 meses”, a atividade econômica mostrou avanço de 5%, provenientes da seguinte composição: Indústria (12,4%), Comércio (-1,5,0%) e Serviços (-4,6%).

Com todos os componentes apresentando desempenho negativo (compras industriais -16,6% e vendas industriais -14,4%), a atividade industrial de Caxias do Sul no mês de abril de 2022 registrou desaceleração de -10,1%, em comparação a março. 

Opinião unânime entre os participantes da reunião que foi conduzida pela vice-presidente de Comércio da CIC Caxias, Idalice Manchini, é de que mesmo com a retração, a indústria segue sendo pilar que sustenta o desenvolvimento das demais áreas do comércio e serviços. Também foi pontuado que as datas comemorativas, como a Páscoa, e feriado no mês de abril, junto às baixas temperaturas, contribuíram para o bom desempenho dos índices desses setores, enquanto a indústria ficou prejudicada no contexto, pois não movimentam em feriados.

O grupo do encontro, ainda formado pela diretoria de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias com Maria Carolina Gullo, Joarez Piccinini e Tarciano Melo Cardoso, o diretor executivo da CIC Caxias Gelson Dalberto, o assessor de economia e estatística da CDL Caxias, Mosár Leandro Ness e o gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias, Carlos Alberto Cervieri, diante os indicadores expostos, acredita em uma performance positiva e de consolidação de todos os setores nos próximos meses.

Mercado externo: O comportamento das atividades ligadas ao comércio internacional na economia de Caxias do Sul, extraídos do site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, mostra que em abril, o desempenho das exportações diminuiu em relação ao mês de março. O mesmo ocorreu com o desempenho das importações, resultando em um saldo na balança comercial maior que o mês anterior. Aumentou 34,8%, devido à queda das importações mais do que as exportações. O desempenho é negativo em relação ao mesmo período do ano anterior (-621,3%) e no acumulado de doze meses (-19,5%).

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Raquel Quevedo

Galeria de imagens