Notícias

Economia de Caxias do Sul tem queda de 5,3% em fevereiro

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 05/04/2022

Indicadores econômicos do mês foram divulgados pela CIC e CDL nesta terça-feira (5) - Foto: Ana Clara Nazario/CIC Caxias
Indicadores econômicos do mês foram divulgados pela CIC e CDL nesta terça-feira (5) - Foto: Ana Clara Nazario/CIC Caxias

A economia de Caxias do Sul caiu 5,3% em fevereiro, na comparação com janeiro, resultado do desempenho negativo tanto da indústria como do comércio e dos serviços. Na comparação com fevereiro de 2021, porém, a economia local cresceu 2,2%. Também neste indicador, os serviços registraram queda (-9,2%), enquanto a indústria aumentou 9,2% e o comércio se manteve estável. Estes e outros indicadores foram divulgados nesta terça-feira (5) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL). 

Na análise do indicador acumulado do ano, em que se compara o primeiro bimestre de 2021 com igual período do ano passado, houve um crescimento na indústria da ordem de 13%. O comércio caiu 0,7% e os serviços, 5,5%, fazendo com que no acumulado do ano a economia de Caxias do Sul registre um crescimento de 5,3%. No acumulado de 12 meses, o índice é de alta: 6,6%.

Para o diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias Tarciano Mello Cardoso, fevereiro é um mês com menos dias trabalhados, o que pode explicar o desempenho negativo do período. Os demais indicadores, especialmente o acumulado de 12 meses, de acordo com Cardoso, reforçam a continuidade do crescimento da economia do município. “A indústria cresceu bastante e puxou a economia de Caxias do Sul”, acrescentou, lembrando que comércio e serviços também já começam a recuperar as perdas da pandemia. 

O levantamento aponta ainda que alguns itens que compõem o Índice de Desenvolvimento Industrial (IDI), como utilização da capacidade instalada, compras industriais e vendas industriais, por exemplo, foram negativos em fevereiro na comparação com janeiro. Na comparação com fevereiro do ano passado, no entanto, todos os itens que compõem o Índice de Desempenho da Indústria (IDI/Caxias) foram positivos, com destaque para as compras industriais (21,6%). Para Cardoso, quando uma indústria está comprando significa que ela está com pedidos em carteira, produzindo e empregando.  

“Observamos mês a mês uma melhora e isso deve persistir, ou seja, espera-se ao longo deste ano uma reversão total desses números negativos. Se não houver nenhuma mudança muito significativa, acredita-se que vamos ter números positivos até o fim do ano”, analisou o diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias Alexander Messias. 

No acumulado dos últimos 12 meses, as exportações caxienses cresceram 16,2%. As importações, no mesmo período, cresceram 56,4%. Com isso, o saldo da balança comercial caxiense foi negativo em 37,8% nos últimos 12 meses.

Em relação aos postos de trabalho, o estudo mostra que o mercado formal apresentou aumento de 2.003 novas vagas em fevereiro, um crescimento de 1,3% no mês. O maior número de empregos ocorreu na indústria. Foram 1.283 vagas criadas em fevereiro. Em Caxias do Sul, o estoque de empregos formais está na marca dos 155.372. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)