Notícias

Economia de Caxias do Sul apresenta queda em janeiro

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 17/03/2022

O desempenho da economia de Caxias do Sul no mês de janeiro apontou para uma queda de 2% em relação a dezembro. A indústria foi o segmento que menos sofreu, com leve alta de 0,6% em sua atividade no primeiro mês do ano. O comércio caiu 2%, enquanto os serviços registraram menos 7% em seu desempenho, conforme mostra o levantamento divulgado em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (17) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). 

Na comparação com janeiro de 2021, a economia de Caxias do Sul, no entanto, cresceu 8,4%. Na análise por setores, a indústria demonstrou elevação de 17%, enquanto o comércio registrou queda 1,5% e os serviços, de 1,7% em relação ao mesmo mês do ano passado.  

No acumulado dos últimos 12 meses, a atividade econômica caxiense mostrou crescimento de 6,4%, novamente puxado pela indústria, que registrou uma alta de 19,8%. “É um bom sinal de que a indústria está começando o ano aquecida. Isso vai repercutir positivamente para o comércio e serviços nos próximos meses”, ressalta Maria Carolina Gullo, diretora de Economia, Finanças e Estatística da CIC. 

Empregos - No saldo entre admissões e demissões no mercado de trabalho local, o levantamento mostrou que em janeiro, na comparação com dezembro de 2021, foram criadas novas 669 vagas em Caxias do Sul, um aumento de 0,4% no total de empregos formais no município. A indústria foi o segmento que apresentou melhor desempenho no saldo da geração de vagas, com 554 novos postos de trabalho. A agropecuária oportunizou a criação de 352 novos empregos. Nos últimos 12 meses, o crescimento do mercado formal de trabalho foi de 2,4%. Atualmente, Caxias do Sul possui um total de 153.374 postos formais de trabalho.  

Mercado externo – Em janeiro, o saldo da balança comercial caxiense apresentou queda de 98,4% em relação a dezembro de 2021, queda de 93,9% em relação ao mesmo período do ano anterior e queda de 37% no acumulado de 12 meses. O ano se iniciou com índices negativos nas exportações e aumento nas importações. 

Também participaram da apresentação o diretor-executivo da CIC Caxias, Gelson Dalberto, o diretor de Planejamento, Economia e Estatística Tarciano Melo Cardoso, e representantes da CDL.

Fonte: Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267) e Ana Clara Nazario

Material para Download