Notícias

Economia de Caxias do Sul fecha 2021 com crescimento de 5,5%

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 10/02/2022

Números da atividade econômica no ano passado foram divulgados nesta quinta-feira (10) pela CIC e CDL - Foto: Ana Clara Nazario
Números da atividade econômica no ano passado foram divulgados nesta quinta-feira (10) pela CIC e CDL - Foto: Ana Clara Nazario

Apesar de o último mês do ano se encerrar em queda, a economia de Caxias do Sul apresentou crescimento de 5,5% em 2021, confirmando as projeções da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de que no acumulado de janeiro a dezembro, a atividade econômica local fecharia no azul. A indústria, apesar das dificuldades enfrentadas com o desabastecimento de alguns insumos e alta de preços, apresentou o melhor resultado do período, crescendo 19,8%. O comércio (-8,7%) e os serviços (-12%), porém, sofreram mais os impactos das restrições causadas pela pandemia e fecharam o ano em queda. Estes e outros números do desempenho foram divulgados nesta quinta-feira (10), na CIC Caxias, pelas duas entidades empresariais. 

Empregos - O ano de 2021 se encerrou com um total de 153.142 postos de trabalho em Caxias do Sul, um estoque muito próximo do registrado em 2017. De janeiro a dezembro do ano passado, foram criadas 7.969 vagas, um crescimento de 5,5% sobre 2020.  Indústria e serviços foram os setores que mais contrataram no período. 

Comércio internacional - Outro dado apresentado pela CIC Caxias foi o desempenho das exportações e importações do município. As exportações cresceram 11,6%, enquanto as importações tiveram alta de 55,5% em 2021. Esse desempenho fez com que o saldo da balança comercial caxiense registrasse uma queda de 38,6% no ano passado. Em 2021, os principais destinos das exportações caxienses foram Estados Unidos, Chile, Panamá, Congo, Argentina, Uruguai, México e Peru. E os principais países de origem das importações foram China, Itália, Alemanha, Estados Unidos, Áustria e Japão. 

Participaram da coletiva de imprensa o vice-presidente de Indústria da CIC Caxias, Ruben Bisi, os diretores de Planejamento, Economia e Estatística Maria Carolina Gullo, Joarez Piccinini e Tarciano Melo Cardoso, o diretor-executivo da entidade, Gelson Dalberto, e representantes da CDL.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Material para Download