Notícias

Economia de Caxias do Sul tem alta em junho, mas primeiro semestre acumula queda de 2,5%  

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 10/08/2021

Maristela Tomasi Chiappin e Tarciano Melo Cardoso na apresentação do desempenho da economia caxiense - Foto: Bianca Gonçalves/CIC Caxias
Maristela Tomasi Chiappin e Tarciano Melo Cardoso na apresentação do desempenho da economia caxiense - Foto: Bianca Gonçalves/CIC Caxias

A economia caxiense voltou a crescer em junho e registrou alta de 5,4% sobre o desempenho do mês de maio. Mesmo com este avanço positivo, a atividade econômica de Caxias do Sul acumulou uma queda de -2,5% no primeiro semestre de 2021 e recuou -5,9% no acumulado dos últimos 12 meses. Os indicadores do mês de junho foram divulgados por videoconferência nesta terça-feira (10) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

Na análise do desempenho setorial, os serviços puxaram o avanço de junho sobre maio, com 10,7% de crescimento, após cinco meses consecutivos de queda. Em seguida vêm o comércio, com 4,9% de alta, e a indústria, com 2,7% de aumento. 

O tom otimista marcou a apresentação da CIC Caxias e da CDL, pois, apesar das dificuldades ocasionadas com a escassez e da elevação nos preços das matérias-primas, os números positivos de junho refletem o aquecimento da atividade econômica. E isso é decorrente, entre outros fatores, de acordo com as duas entidades, do avanço da vacinação, que permitiu a flexibilização de atividades, especialmente no comércio e serviços. “Bem importante este olhar otimista sobre a recuperação da nossa economia”, destacou a vice-presidente de Serviços da CIC Caxias, Maristela Tomasi Chiappin.  

O diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Caxias Tarciano Melo Cardoso, por sua vez, disse que era preciso saudar o movimento positivo dos serviços, depois de meses consecutivos de desempenho em queda. 

Já no indicador que mede o acumulado do ano, somente a indústria, com 8,4%, registrou desempenho positivo, enquanto comércio, com -8,8%, e os serviços, com -18,7%, tiveram redução no nível de atividade.

No acumulado de 12 meses, a atividade econômica também apresentou queda: -5,9%, com os serviços registrando o pior desempenho do período (-19,5%). O comércio também ficou negativo, mas a indústria, ao contrário, cresceu 4,1% no comparativo.

Empregos

Caxias do Sul registrou 6.237 admissões e 5.653 demissões em junho, resultado em um saldo positivo de 584 empregos formais. No acumulado do ano, o mercado de trabalho registrou uma alta de 3,95%. O estoque total de empregos com carteira assinada hoje é de 153.886. 

Maria Carolina Gullo, também diretora de Economia, Finanças e Estatística da CIC Caxias, comemorou o fato de Caxias do Sul retomar a geração de empregos. Afirmou ainda que a reconquista do mercado de trabalho mostra a força de retomada da economia local e, principalmente, a própria continuidade do crescimento econômico. Para a economista, a preocupação agora fica por conta dos impactos da crise hídrica sobre o fornecimento de energia, sobre os preços dos alimentos e, consequentemente, sobre a inflação. 

Mercado externo

No comércio internacional, o saldo da balança comercial apresentou queda de -30,9% no acumulado dos últimos 12 meses, situando-se em U$ 175 milhões neste período. Os Estados Unidos lideraram o destino das exportações caxienses em junho. Em seguida vêm Chile, Panamá, Congo, Argentina, Uruguai, México e Peru. Já o ranking dos países de origem das importações locais mostra que a China lidera com 36%. Em seguida vêm Itália, Alemanha, Estados Unidos, Áustria e Japão. Os bens de capital (máquinas, equipamentos e materiais de transporte) estão no topo da pauta tanto das exportações como das importações caxienses.  

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)