Notícias

Economia de Caxias tem queda de 6,3% em outubro 

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 17/12/2020

Dados foram divulgados nesta quinta-feira (17) pela CIC e CDL - Foto: Karine Zanardi dos Santos/CIC
Dados foram divulgados nesta quinta-feira (17) pela CIC e CDL - Foto: Karine Zanardi dos Santos/CIC

O desempenho da economia de Caxias do Sul em outubro apresentou queda de 6,3% em relação a setembro e de 14,3% em relação a outubro de 2019. O acumulado no ano está negativo em menos 9,4%, enquanto nos últimos 12 meses o índice de redução chegou a menos 7,8%. Os indicadores do desempenho da economia de Caxias do Sul no mês de outubro de 2020 foram divulgados nesta quinta-feira (17) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) em coletiva de imprensa virtual.

Os serviços foram o setor responsável pelo pior desempenho do mês, com queda de 10,5% em outubro sobre setembro. A indústria vem logo depois com menos 7,8% de redução sobre o mês anterior. O comércio, porém, teve desempenho positivo e cresceu 5,6% em outubro sobre setembro, provavelmente embalado pelas vendas do Dia das Crianças. No acumulado do ano, no entanto, todos os três segmentos apresentaram queda. O comércio teve o pior índice, registrando 16,4% de queda de janeiro a outubro deste ano. 

Ao comentar os números do desempenho de outubro, a diretora de diretora de Economia, Finanças e Estatística da CIC Maria Carolina disse que “tudo indica que estamos passando por um período de gargalo ocasionado pela falta de matérias-primas”. De maio a agosto, acrescentou, a economia de Caxias do Sul, em números absolutos, conseguiu sempre melhorar em relação ao mês anterior, mas em setembro e outubro isso não foi possível. Em consequência da crise da pandemia, será muito difícil o desempenho da atividade econômica local em 2020 bater o resultado do ano passado, quando a economia cresceu 5%. “A base de 2019 era uma base forte. Já a atividade econômica deste ano está muito aquém do ano passado. Por isso é perfeitamente explicável este índice de menos 14,3% sobre outubro do ano passado”, ponderou Maria Carolina. 

Em relação aos postos de trabalho, o levantamento mostra que no mês de outubro ligeira alta, com 0,7% positivo, sendo abertos 1.020 empregos no município. No ano, o acumulado é negativo, com 7,2% de queda. Hoje, o estoque de empregos formais em Caxias do Sul totaliza 145.954 vagas.  

Já os indicadores do mercado externo apontam queda de 2,3% nas exportações e 35,88% nas importações na comparação entre outubro de 2020 e outubro de 2019. O saldo da balança comercial caxiense no acumulado de 12 meses é negativo em menos 10,89%.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)