Notícias

Economia caxiense registra queda de 3,7% em setembro

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 24/11/2020

Números foram apresentados nesta terça-feira (24) pela CIC e CDL - Foto: Karine Zanardi/CIC
Números foram apresentados nesta terça-feira (24) pela CIC e CDL - Foto: Karine Zanardi/CIC

Com uma redução de -8,2%, os serviços foram os principais responsáveis pela queda de -3,7% no desempenho da economia de Caxias do Sul em setembro, se comparada ao mês anterior. O comércio se manteve estável, com 0,9% positivo, mas a indústria também caiu: - 2,8% no mesmo período. Os números do desempenho da economia de Caxias do Sul no mês de setembro foram apresentados nesta terça-feira (24) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em evento comandado pelo presidente da CIC Caxias, Ivanir Gasparin.

Em relação a setembro de 2019, a queda da economia foi de -4,7%. Também é negativo o desempenho acumulado de janeiro a setembro deste ano, com -8,6% de queda. O acumulado nos últimos 12 meses igualmente apresentou resultado negativo, ficando em -6,2%.

De acordo com o levantamento, a maioria dos itens que compõem o Índice de Desempenho Industrial (IDI/Caxias) foram positivos em setembro em relação a agosto: utilização da capacidade instalada (1,2%), horas trabalhadas (3,3%) e massa salarial (5,3%). Compras industriais e vendas industriais, ao contrário, registraram queda de desempenho, o que foi determinante para a retração da indústria em -2,8% sobre agosto.  “Depois de quatro meses com resultados positivos, a indústria teve crescimento negativo. No entanto, houve um crescimento vigoroso em relação a setembro de 2019. Em função do desequilíbrio em algumas cadeias produtivas, que registram a falta de insumos e matérias-primas, pode-se dizer que o fraco desempenho, na comparação com agosto, pode estar relacionado a este problema”, comentou a diretora de Economia, Finanças e Estatística da CIC Maria Carolina Gullo.

Já Carlos Zignani, também diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC, afirmou que, apesar destas dificuldades, a maioria das indústrias locais já tem carteira de pedidos fechada até fevereiro de 2021. “Se isto for verdadeiro, significa que deveremos ter um desempenho melhor nos próximos três a quatro meses”, ressaltou.

O mercado de trabalho manteve-se praticamente estável em setembro, com alta de 0,6%. Foram criados 942 postos de trabalho no mês analisado. No acumulado de 2020, porém, caiu -7,9%. O mesmo comportamento se verificou nos últimos 12 meses, quando os postos de trabalho em Caxias do Sul caíram -9,3%. Hoje, Caxias do Sul registra um total de 144.980 postos formais de trabalho.

Já o saldo da balança comercial sofreu uma queda de -28% em relação a agosto. Em relação a setembro do ano passado, a queda é de -2,1%. Com isso, o comércio internacional caxiense apresenta um desempenho negativo de -2,5% no período de janeiro a setembro de 2020. No acumulado dos últimos 12, a queda é de -24,75%. O saldo acumulado da balança comercial nos últimos 12 meses é de US$ 265 milhões.

O Chile, com 25%, segue sendo o principal destino das exportações locais. Em seguida vem Estados Unidos, México, Argentina e China. Já a China, com 39%, ainda é o principal país de origem das importações caxienses. Logo após aparecem Estados Unidos, Itália, Alemanha, Suécia e Índia.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)