Notícias

Desempenho da economia caxiense cresce 0,8% em agosto

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 21/10/2020

Números foram divulgados nesta quarta-feira (21), na CIC - Foto: Alessandra Perez/CIC
Números foram divulgados nesta quarta-feira (21), na CIC - Foto: Alessandra Perez/CIC

O mês de agosto registrou alta de 0,8% na atividade econômica de Caxias do Sul em comparação com julho. Com exceção dos serviços, os setores da economia local apresentaram desempenho positivo em agosto em relação ao mês anterior. Os números do desempenho da economia caxiense foram divulgados nesta quarta-feira (21) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

A economia local chegou a agosto acumulando uma queda de -9,2% em 2020. Na comparação com o mesmo mês de 2019, a redução é de -1,2%, enquanto nos últimos 12 meses o índice chegou a -5,3%.

Na análise por setor, a indústria registrou alta de 1,9% na comparação com julho. O comércio, por sua vez, cresceu mais e registrou alta de 5,7% se comparado com o seu desempenho no mês anterior. Já o setor de serviços apresentou queda de -3,9% em agosto em relação a julho.

Em relação a agosto do ano passado, a indústria teve crescimento de 8,7%, mas comércio e serviços não conseguiram sair do negativo. “A indústria é o setor que está se recuperando mais rapidamente nesta pandemia”, disse a diretoria de Economia, Finanças e Estatística da CIC Caxias Maria Carolina Gullo.

Em relação aos postos de trabalho, após cinco meses consecutivos de fechamento de empregos, no mês de agosto houve a geração de 411 vagas formais, repercutindo em leve alta na comparação com o mês de julho. O comércio foi o segmento que mais empregou. Já o setor de serviços foi o que mais criou novos postos no mês.

Em julho, eram 143.752 empregos formais em Caxias do Sul; em agosto, este número subiu para 144.068. O acumulado de janeiro a agosto, no entanto, ainda mostra um saldo negativo de menos 6.499 empregos.

Mercado externo - Os indicadores de mercado externo mostram que as exportações caíram -29,35% no acumulado de 12 meses. As importações também caíram no mesmo período: -30,41%. Com isso, o saldo da balança comercial teve desempenho negativo de -28,18% no acumulado de 12 meses. Para o diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Caxias Astor Schmitt, este é o pior desempenho das exportações caxienses nos últimos 12 anos”.

Os principais destinos das exportações caxienses em agosto foram Chile, Estados Unidos, México, Argentina e China. Já as importações tiveram origem da China, Estados Unidos, Itália, Alemanha, Suécia e Índia.

Também participaram da coletiva de imprensa a vice-presidente de Serviços da CIC, Maristela Tomasi Chiappin, o diretor da CDL Lucas Magnani e o assessor de Economia da CDL, Mosár Leandro Ness.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)