Notícias

Secretaria Municipal da Agricultura reúne entidades parceiras e apresenta projetos

Agronegócios

Publicado em 18/02/2020

Presidente Ivanir Gasparin participou do encontro realizado nesta terça-feira - Foto: Alexandra Baldisserotto/SMAPA
Presidente Ivanir Gasparin participou do encontro realizado nesta terça-feira - Foto: Alexandra Baldisserotto/SMAPA

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), promoveu nesta terça-feira (18) um encontro com representantes de entidades parceiras do agronegócio, além de associações de produtores rurais e outras instituições da comunidade. O presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Ivanir Gasparin, participou do evento.

Durante a reunião, no auditório da SMAPA, foi oferecido um café da manhã com produtos da agroindústria e dos agricultores familiares de Caxias do Sul. O prefeito Flávio Cassina participou do encontro e recebeu uma cesta de produtos agrícola doados por agricultores.

Fortalecer parcerias

O titular da SMAPA, Valmir Susin, agradeceu pelas presenças e destacou a importância de reunir representantes do segmento para fortalecer as parcerias em prol da agricultura no Município. “A Secretaria possui um excelente corpo técnico e servidores qualificados, que estão trabalhando em diversos projetos visando à permanência dos jovens no meio rural, rastreamento de produtos agrícolas, fortalecimento das agroindústrias e qualificação dos produtos da Feira do Agricultor, entre outros”, afirmou.

A diretora técnica da Secretaria, engenheira agrônoma Neiva Rech, detalhou as iniciativas. Muitas, segundo ela, já estão saindo do papel. “Estamos vendo nestes cerca de sessenta dias muitos programas ganhando agilidade por conta das parcerias com órgãos como Sebrae, Emater, sindicatos, agricultores familiares e feirantes, por exemplo”, disse. A diretora citou exemplos como a Entrega de Certificados do Selo de Qualidade a produtores de uva, que será realizada nesta quarta-feira (19), e a participação de agricultores e feirantes em diversos eventos de capacitação, com acompanhamento de técnicos da SMAPA. Somente na semana passada, foram duas viagens técnicas.

Relevância do segmento

O presidente Ivanir Gasparin frisou a relevância do segmento do agronegócio para o município. De acordo com ele, o agricultor não pode ter medo de procurar uma repartição pública. “É preciso haver diálogo e facilitar o trabalho do empreendedor. As entidades precisam se perguntar se estão sendo parceiras neste sentido”, avaliou. O presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo Daneluz, também se manifestou. Segundo ele, sempre é válido para o agricultor que as entidades do segmento fortaleçam parcerias e avancem nos projetos em desenvolvimento.

O prefeito Flávio Cassina elogiou a qualidade dos produtos oferecidos no encontro, todos obtidos a partir de doações. Para ele, é fundamental valorizar os homens e mulheres do interior do município. “Fico muito feliz em ver que já estão em prática projetos como o fortalecimento das agroindústrias, incentivando o empreendedorismo, a maior qualificação dos produtores rurais, e consequentemente dos produtos agrícolas”, complementou.

Fonte: Assessoria Comunicação SMAPA