Notícias

Economia de Caxias tem alta de 1,6% em outubro

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 04/12/2019

Dados foram divulgados nesta quarta-feira (4) pela CIC e CDL - Foto: Marta Guerra Sfreddo
Dados foram divulgados nesta quarta-feira (4) pela CIC e CDL - Foto: Marta Guerra Sfreddo

O desempenho da economia de Caxias do Sul em outubro apresentou alta de 1,6% em relação a setembro e de 3,3% em relação a outubro de 2018. O acumulado no ano está positivo em 6,2%, enquanto a alta nos últimos 12 meses atingiu o índice de 6,4%. Os indicadores do desempenho da economia de Caxias do Sul no mês de outubro de 2019 foram divulgados em coletiva à imprensa nesta quarta-feira (4) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

A indústria foi o setor responsável pelo desempenho positivo do mês, com aumento de 4,2% em outubro sobre setembro. O comércio também reagiu e cresceu 2,6% sobre o mês anterior. Os serviços ficaram no negativo em outubro, com queda de 3,6%, mas mostram estabilidade no acumulado, com índice de 9,3% de crescimento. O comércio também registrou crescimento no acumulado de 12 meses: 12,5%

A diretora de Economia, Finanças e Estatística da CIC Maria Carolina Gullo destacou o bom desempenho do comércio, que apresentou maior força no comparativo de 12 meses e no acumulado do ano. “Os números robustos do comércio são um alento”, pontuou.

Em relação aos postos de trabalho, o levantamento mostra que no mês de outubro houve alta de 0,2%, sendo abertos 302 empregos no município. No ano, o acumulado é de 1,7% de crescimento, com 2.727 vagas a mais. Hoje, o estoque de empregos formais em Caxias do Sul totaliza 165.806. 

Os indicadores do mercado externo apontam queda de 14,6% nas exportações e crescimento de 7% nas importações na comparação entre outubro de 2019 e outubro de 2018. O saldo da balança comercial caxiense no acumulado de 12 meses é negativo em 33,4%.

Também participaram da coletiva de imprensa o vice-presidente de Comércio da CIC, Jaime Andreazza, o diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Joarez Piccinini, o vice-presidente Administrativo da CDL, Vitor de Carvalho, o assessor de Economia e Estatística da CDL, Mosár Lendro Ness, e a assessora de Economia, Finanças e Estatística da CIC, Nara Panazzolo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Material para Download