Notícias

Economia de Caxias do Sul cresce 2,2% em agosto

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 02/10/2019

Números foram divulgados nesta quarta-feira (2), na CIC - Foto: Raquel Carvalho/CIC
Números foram divulgados nesta quarta-feira (2), na CIC - Foto: Raquel Carvalho/CIC

O mês de agosto registrou alta de 2,2% na atividade econômica de Caxias do Sul em comparação com julho. Com exceção da indústria, os demais setores da economia apresentaram desempenho positivo em agosto em relação ao mês anterior. Os números do desempenho da economia caxiense foram divulgados nesta quarta-feira (2) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

A economia local chegou a agosto acumulando crescimento de 6,5% em 2019. Se comparado com agosto de 2018, o aumento é de 3,9%, enquanto nos últimos 12 meses o índice chegou a 6,8%. “Esta taxa de 6,8% é excepcionalmente elevada, estamos fazendo melhor que o estado e o Brasil”, disse o diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Astor Schmitt.

Na análise por setor, a indústria registrou queda de 1,9% na comparação com julho. O comércio, por sua vez, registrou alta de 8,2% se comparado com o mês anterior. O setor de serviços também apresentou crescimento: 6,1% em agosto em relação a julho.

Em relação aos postos de trabalho, em agosto foram cortadas 538 vagas em Caxias do Sul, repercutindo em leve queda na comparação com o mês de julho. A indústria e o comércio foram os segmentos que mais reduziram empregos. Já os serviços foi o que mais criou novos postos. Em julho, eram 166.179 empregos formais; em agosto, este número caiu para 165.641. O acumulado de janeiro a agosto mostra a criação de aproximadamente 2.500 empregos.

Mercado externo- Os indicadores de mercado externo mostram que as exportações caíram 1,9% no acumulado de 12 meses. Já as importações cresceram 13,4% no mesmo período. Com isso, o saldo da balança comercial teve desempenho negativo de 14,8% de agosto de 2019 a julho de 2018.

 Os principais destinos das exportações caxienses em agosto foram Chile, Estados Unidos, México, Argentina e China. Já as importações tiveram origem da China, Estados Unidos, Itália, Suécia, Alemanha e Índia.

Também participaram da coletiva de imprensa a vice-presidente de Serviços da CIC, Maristela Tomasi Chiappin, o presidente da CDL, Ivonei Pioner, os diretores de Economia, Finanças e Estatística da CIC Joarez Piccinini e Carlos Zignani, o assessor de Economia da CDL, Mosár Leandro Ness, e a assessora do Departamento de Economia e Estatística da CIC, Nara Panazzolo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Material para Download