Notícias
Conselho Temático de Economia e Finanças da CIC analisa conjuntura e faz recomendações às empresas
Economia, Finanças e Estatística
Publicado em 26/08/2019
O Conselho Temático de Economia e Finanças da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) sintetizou os assuntos de maior relevância da conjuntura econômica em um documento divulgado nesta segunda-feira (26) pelo conselheiro Joarez Piccinini. Na chamada “Carta Econômica do 2º trimestre/2019”, os conselheiros analisam o desempenho das principais economias mundiais, traçam cenário de curto e médio prazo para economia brasileira e apontam os principais aspectos que interferem na atividade econômica, a fim de apoiar as empresas associadas no entendimento dos impactos nos negócios e na gestão. Além disso, vai ao encontro dos esforços da entidade na busca pela disseminação de informação e conhecimento.
Entre as tendências apontadas pelo Conselho de Economia da CIC estão: atividade econômica baixa, previsão de alta do PIB abaixo de 1%; inflação controlada, podendo acabar o ano abaixo da meta de 4,25%; redução da SELIC e redução custo Brasil, com a aprovação das reformas.
Outro aspecto destacado no documento é um alerta à classe empresarial alerta quanto à mudança do cenário internacional, ou seja, quem importa ou exporta deve considerar isto nas suas decisões.
Também integram o Conselho Temático de Economia e Finanças da CIC Alexander Messias, Astor Milton Schmitt, Carlos Zignani, Marcos André Victorazzi, Maria Carolina Gullo, Nestor Pistorello e Tarciano Cardoso.
Fonte: Raquel Carvalho