Notícias

Economia de Caxias do Sul cresce 5,8% em fevereiro

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 02/04/2019

Indicadores econômicos do mês foram divulgados pela CIC e CDL nesta terça-feira (2) - Foto: Raquel Carvalho/CIC
Indicadores econômicos do mês foram divulgados pela CIC e CDL nesta terça-feira (2) - Foto: Raquel Carvalho/CIC

A economia de Caxias do Sul cresceu 5,8% em fevereiro, na comparação com janeiro, puxada pela indústria, que teve alta de 13,6%. Comércio, com menos 5,4%, e serviços, com menos 1,8%, apresentaram desempenho negativo no segundo mês do ano. Já na comparação com fevereiro de 2018, o desempenho positivo da economia em geral foi ainda melhor: 9,5%. Os indicadores foram divulgados nesta terça-feira (2) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL).

No acumulado de janeiro e fevereiro deste ano, o crescimento da economia foi de 4,3%. Na análise por setores, o comércio teve boa recuperação, crescendo 20,4% em fevereiro se comparado com o mesmo mês de 2018. Indústria, com 5,8%, e serviços, com 9,7%, também cresceram neste comparativo.

O levantamento aponta ainda que a maioria dos itens que compõem o Índice de Desenvolvimento Industrial (IDI), como horas trabalhadas, compras e vendas industriais e massa salarial, por exemplo, foram positivos em fevereiro na comparação com janeiro, o mesmo ocorrendo na comparação com fevereiro do ano passado.

No acumulado dos últimos 12 meses, as exportações caxienses cresceram 6%. Já as importações, no mesmo período, cresceram 25,4%. Com isso, o saldo da balança comercial caxiense foi negativo em 6,3% nos últimos 12 meses.

Em relação aos postos de trabalho, o estudo mostra que o mercado formal apresentou aumento de 2.141 novas vagas em fevereiro, um crescimento de 1,3% no mês. O maior número de empregos ocorreu na indústria. Foram 1.092 vagas a mais em fevereiro. Em Caxias do Sul, o estoque de empregos formais está na marca dos 166.382.

Participaram da coletiva a vice-presidente de Serviços da CIC, Maristela Tomasi Chiappin, os diretores de Economia, Finanças e Estatística Maria Carolina Gullo, Astor Schmitt e Carlos Zignani, o diretor-executivo da CIC, Gelson Dalberto, o vice-presidente da CDL, Micael Canuto, o assessor de Economia e Estatística da CDL, Mosár Leandro Ness, e a assessora do Departamento de Economia, Finanças e Estatística da CIC, Nara Panazzolo.

Baixe o desempenho completo: https://bit.ly/2CR9xUp

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)