Notícias

Economia de Caxias tem queda de 3,1% em setembro

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 31/10/2018

Dados foram divulgados nessa terça-feira (30) pela CIC e CDL _ Foto: Raquel Carvalho/CIC
Dados foram divulgados nessa terça-feira (30) pela CIC e CDL _ Foto: Raquel Carvalho/CIC

O desempenho da economia de Caxias do Sul em setembro apresentou queda de 3,1% em relação a agosto, mas cresceu 9,1% em relação a setembro de 2017. O acumulado no ano é positivo em 7,1%, enquanto a alta nos últimos 12 meses atingiu o índice de 7,7%. Os indicadores do desempenho da economia de Caxias do Sul no mês de setembro de 2018 foram divulgados em coletiva à imprensa nesta terça-feira (30) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

O desempenho em vermelho de setembro foi justificado pelas duas entidades em razão do menor número de dias úteis no mês. A análise comparativa com agosto deste ano mostra que o desempenho da indústria e do comércio colaboraram para o resultado negativo da economia caxiense em setembro. A indústria caiu 6,8% em relação a agosto e o comércio registrou redução de 3,1%. Os serviços, porém, cresceram 3,4% no mesmo comparativo. No acumulado do ano, a indústria cresceu 9% e os serviços, 8,6%, enquanto o comércio caiu 1,6%.

Em relação aos postos de trabalho, o levantamento mostra que no mês de setembro houve ligeira alta, sendo abertos 304 empregos no município. No ano, o acumulado é de 3,9% de crescimento, com 6.228 vagas a mais. Hoje, o estoque de empregos formais em Caxias do Sul totaliza 164.175. 

Os indicadores do mercado externo apontam crescimento de 5,7% nas exportações e de 57,5% nas importações na comparação entre setembro de 2018 e setembro de 2017. Com isso, o saldo da balança comercial caxiense é negativo em 19% no acumulado dos últimos 12 meses, situando-se na casa dos US$ 416 milhões.

Participaram da coletiva de imprensa, o presidente da CIC Ivanir Gasparin, os diretores de Economia, Finanças e Estatística da CIC Maria Carolina Gullo e Joarez José Piccinini, o diretor-executivo da CIC, Gelson Dalberto, o presidente da CDL Ivonei Pioner, o assessor de Economia da CDL, Mosár Leandro Ness, o membro do Conselho Temático de Economia e Finanças da CIC Marcos André Rossi Victorazzi e a assessora de Economia, Finanças e Estatística da CIC, Nara Panazzolo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)