Notícias

Economia de Caxias do Sul cresce 3% em agosto

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 04/10/2018

Números do desempenho economia foram divulgados nesta quinta-feira (4), na CIC - Foto: Candice Giazzon/CIC
Números do desempenho economia foram divulgados nesta quinta-feira (4), na CIC - Foto: Candice Giazzon/CIC

O mês de agosto registrou alta de 3% na atividade econômica de Caxias do Sul em comparação com julho. Com exceção dos serviços, os demais setores da economia apresentaram desempenho positivo em agosto em relação ao mês anterior. Os números do desempenho da economia caxiense foram divulgados nesta quinta-feira (4) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

A economia local chegou a agosto acumulando crescimento de 7% em 2018. Se comparado com agosto de 2017, o aumento é de 4,4%, enquanto nos últimos 12 meses o índice chegou a 7,7%. “Se mantivermos essa taxa até o final do ano, o crescimento da economia de Caxias do Sul será cinco ou seis vezes maior do que o do Brasil”, disse o diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Astor Schmitt.

Na análise por setor, a indústria registrou alta de 3,9% na comparação com julho. O comércio, por sua vez, registrou alta de 10% se comparado com o mês anterior. Já o setor de serviços apresentou queda de 2,7% em suas atividades em agosto em relação a julho.

Em relação aos postos de trabalho, em agosto foram criadas 680 vagas em Caxias do Sul, repercutindo em leve alta na comparação com o mês de julho. A indústria e os serviços foram os segmentos que mais criaram empregos. Já o comércio, a construção civil e a agropecuária sofreram baixas. Em julho, eram 163.191 empregos formais; em agosto, este número subiu para 163.871. O acumulado de janeiro a agosto mostra a criação de aproximadamente seis mil empregos.

Embora Caxias tenha sido o município que mais criou empregos em agosto, ainda existem cerca de 19 mil desempregados em relação a 2013, quando o mercado de trabalho era composto por mais de 180 mil empregos com carteira assinada. “Todos os segmentos estão tentando fazer mais com menos pessoas, além de aumentar a automação”, analisou a economista Maria Carolina Gullo, também diretora de Economia, Finanças e Estatística da CIC.

Mercado externo - Os indicadores de mercado externo mostram que as exportações cresceram 5,4% no acumulado de 12 meses. Já as importações cresceram 62% no mesmo período. Com isso, o saldo da balança comercial teve desempenho negativo de 19,9% de agosto de 2018 a julho de 2017.

 Os principais destinos das exportações caxienses em agosto foram Chile, Argentina, Estados Unidos, Nigéria e China. Já as importações tiveram origem da China, Estados Unidos, Itália, Alemanha e Reino Unido.

Também participaram da coletiva de imprensa a vice-presidente de Serviços da CIC, Maristela Tomasi Chiappin, o diretor da CDL Ricardo Comandulli, o assessor de Economia da CDL, Mosár Leandro Ness, e a assessora do Departamento de Economia e Estatística da CIC, Nara Panazzolo, além dos dois novos membros do Conselho de Economia da CIC, Nestor Pistorello e Marcos Rossi.

Baixe aqui o relatório completo do Desempenho da Economia no mês de agosto de 2018: https://conteudo.ciccaxias.org.br/https-conteudo-ciccaxias-org-br-desempenho-da-economia-caxias-ago

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)