Notícias

UCS e CIC promovem visitas técnicas para aproximar empresas dos recursos acadêmicos

Executiva

Publicado em 10/07/2018

Primeiro encontro teve a presença dos três vice-presidentes e do diretor-executivo da entidade - Foto: Cláudia Velho/UCS
Primeiro encontro teve a presença dos três vice-presidentes e do diretor-executivo da entidade - Foto: Cláudia Velho/UCS

A atuação conjunta entre universidades, setor empresarial e poder público é hoje entendida mundialmente como caminho para o desenvolvimento econômico e social. Na região, Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) estão dando passos para uma aproximação que tem como foco modernizar a matriz econômica regional, renovando e reforçando a força produtiva que destacou o Nordeste do Rio Grande do Sul no cenário brasileiro.

Como etapa deste processo, na segunda, dia 9, equipes da diretoria da entidade estiveram no campus-sede conhecendo estruturas acadêmicas e iniciativas do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação - TecnoUCS. O grupo foi liderado pelos vice-presidentes de Indústria, Mauro Bellini; de Comércio, Jaime Andreazza; e de Serviços, Maristela Tomasi Chiappin; e pelo diretor-executivo Gelson Dalberto. A visitação foi acompanhada pelo reitor da UCS, Evaldo Kuiava, pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Juliano Gimenez, e pelo diretor de Relações com o Mercado, Celso Ferrarini.

A visita técnica percorreu espaços da Área de Ciências da Vida – a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Geral e as clínicas Veterinárias e de Odontologia –, os laboratórios da Área de Ciências Exatas e Engenharias, no Bloco D, e a sede administrativa do TecnoUCS e os ambientes de inovação do programa StartUCS no Bloco 59.

Oportunidades de inovação - De acordo com Ferrarini, a apresentação de recursos técnicos e humanos de diferentes áreas do conhecimento vinculadas à alta tecnologia visa mostrar aos líderes empresariais as inúmeras oportunidades de projetos de desenvolvimento e de atendimento de demandas que os setores de pesquisa e inovação da Universidade oferecem. “É importante que as empresas saibam que têm, aqui em Caxias, uma grande estrutura com a qual podem contar para suas necessidades em ciência, tecnologia e para a criação de inovações”, destaca. Segundo o diretor, a intenção da UCS e da CIC é promover, a partir de agora, visitas técnicas mensais de grupos de empresas.

“Estamos, aqui, fazendo o que nos cabe para gerar a tripla hélice do desenvolvimento – que inclui universidades, setor empresarial e poder público. As Universidades do mundo todo estão assumindo esse papel, elas próprias alçando-se a outra dimensão de trabalho”, destacou o reitor Evaldo Kuiava, durante a visita às instalações do StartUCS. “Cada parte sozinha não vai resolver os problemas surgidos com as mudanças contínuas da contemporaneidade. Por isso, essa aproximação entre a Universidade e as empresas, com apoio do poder público, é fundamental para que possamos nos antecipar no desenvolvimento de soluções que atendam a toda sociedade”, reforçou.

Fonte: Assessoria de Imprensa da UCS