Notícias

Números mostram economia de Caxias do Sul em recuperação

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 13/03/2018

Dados foram divulgados nesta terça-feira (13) pela CIC e CDL - Foto: Giovana Schmitt/CIC
Dados foram divulgados nesta terça-feira (13) pela CIC e CDL - Foto: Giovana Schmitt/CIC

Apesar de registrar queda de 0,6% no primeiro mês do ano, na comparação com dezembro de 2017, a economia de Caxias do Sul já se recupera da crise verificada a partir de 2014. Janeiro, por tradição, sempre apresenta desempenho inferior ao mês anterior em razão das férias coletivas e escolares. Mesmo assim, a indústria cresceu 4,7% e os serviços, 2,8% na comparação com dezembro. O comércio, porém, teve queda de 22,9% no primeiro mês do ano, o que já era esperado pelo setor, conforme mostra o levantamento divulgado nesta terça-feira (13) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

O estudo mostra que na comparação entre janeiro de 2018 com janeiro de 2017, a economia cresceu 28,6%, com a indústria registrando alta de 35,4% e os serviços, de 31%. O comércio, embora em percentual menor, cresceu 3%. Na análise dos últimos 12 meses, a economia também apresentou desempenho positivo, desta vez de 8%.

De acordo com o diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Alexander Messias, a economia de Caxias do Sul mostra tendência de recuperação. “Estamos retomando o crescimento, os números positivos da indústria estão se espalhando para os serviços e devem atingir o comércio nos próximos meses. 2018 vai ser um ano bastante positivo para Caxias do Sul e com tranquilidade podemos dizer que o pior ficou para trás”, ponderou Messias.

Todos os componentes que servem para apurar o Índice de Desempenho da Indústria (IDI/Caxias) apresentaram alta em janeiro em relação a dezembro, com exceção da massa salarial. A explicação, de acordo com Messias, está na redução da mão de obra. No acumulado dos últimos 12 meses, o IDI/Caxias registrou crescimento de 9,5%.

Empregos - No saldo do mercado de trabalho local, o levantamento mostrou que em janeiro, na comparação com dezembro de 2017, foram criadas 1.366 vagas em Caxias do Sul, um aumento de 0,9% no total de empregos formais no município. A indústria foi o segmento que apresentou melhor desempenho na geração de vagas, com 885 novos postos de trabalho. O setor agropecuário oportunizou a criação de 601 empregos.  Hoje, Caxias do Sul possui um total de 159.313 postos formais de trabalho.

Mercado externo - As exportações caíram 31% e as importações cresceram 6,5%, fazendo com que o saldo registrasse um desempenho negativo de 54% no comparativo entre janeiro de 2018 e dezembro de 2017. Em janeiro, Caxias do Sul exportou US$ 58 milhões e importou US$ 34 milhões.  Argentina, Chile e Estados Unidos foram os principais destinos das exportações caxienses. Já as importações se originaram da China, Estados Unidos, Itália e Alemanha. O primeiro item tanto na pauta de exportações como de importações continua sendo os bens de capital.

Também participaram da coletiva o presidente da CIC, Ivanir Gasparin, o diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Carlos Zignani, o assessor de Economia e Estatística da CDL, Mosár Leandro Ness, e a assessora de Economia da CIC, Nara Panazzolo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)