Notícias

Economia de Caxias tem alta de quase 7% em outubro

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 29/11/2017

Dados foram divulgados nesta quarta-feira (29) pela CIC e CDL - Foto: Giovana Schmitt/CIC
Dados foram divulgados nesta quarta-feira (29) pela CIC e CDL - Foto: Giovana Schmitt/CIC

O desempenho da economia de Caxias do Sul em outubro apresentou alta de quase 7% em relação a setembro e de 12,5% em relação a outubro de 2016. O acumulado no ano está positivo em 5%, enquanto a alta nos últimos 12 meses atingiu o índice de 3%. Os indicadores do desempenho da economia de Caxias do Sul no mês de outubro de 2017 foram divulgados em coletiva à imprensa nesta quarta-feira (29) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

A indústria foi o setor responsável pelo bom desempenho do mês, com aumento de 11,9% em outubro sobre setembro. O comércio também reagiu bem e, em função das vendas do Dia das Crianças, cresceu 10% sobre o mês anterior. Os serviços ainda ficaram no negativo em outubro, com queda de 4,4%, mas já mostram estabilidade no acumulado de 12 meses, saindo da recessão após 42 meses de números negativos. O comércio também registrou crescimento no acumulado de 12 meses: 4,8%

A diretora de Economia, Finanças e Estatística da CIC Maria Carolina Gullo disse que o mês de outubro confirmou a tendência de recuperação da economia com números mais vigorosos do que setembro. A melhor notícia, segundo a economista, é que o setor de serviços passou a barreira do desempenho negativo para o positivo. “Foi o último a entrar na crise e o último a sair”, destacou Maria Carolina. A expectativa para novembro também é de números bons, e o ano deve fechar com um resultado positivo mais significativo, acrescentou.

Em relação aos postos de trabalho, o levantamento mostra que no mês de outubro houve alta de 0,4%, sendo abertos 687 empregos no município. No ano, o acumulado é de 1,1% de crescimento, com 1.720 vagas a mais. Hoje, o estoque de empregos formais em Caxias do Sul totaliza 160.243. 

Os indicadores do mercado externo apontam queda de 4,4% nas exportações e crescimento de 59% nas importações na comparação entre outubro de 2017 e outubro de 2016. No acumulado do ano, as exportações cresceram 0,7%. As importações também registraram desempenho positivo no acumulado de janeiro a outubro, porém, bem maior: 26,5%. Na comparação entre outubro e setembro de 2017, as exportações caíram 5,8%, enquanto as importações cresceram 4,2%. Com isso, o saldo da balança comercial caxiense em outubro é negativo em 11,8% em relação a setembro.

Também participaram da coletiva de imprensa o vice-presidente de Comércio da CIC, Ivanir Gasparin, o diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Mauro Corsetti, o diretor da CDL Ricardo Comandulli, o assessor de Economia e Estatística da CDL, Mosár Lendro Ness, e a assessora de Economia, Finanças e Estatística da CIC, Nara Panazzolo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo

Material para Download