Notícias

Festa da Uva é Patrimônio Histórico e Cultural do RS

Gerais

Publicado em 25/11/2009

Foi aprovado na tarde desta terça-feira (24), na Assembléia Legislativa, o projeto de lei de autoria do deputado Kalil Sehbe que integra a Festa da Uva ao Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul. O objetivo da proposta foi homenagear a comunidade caxiense, envolvida com a Festa há várias gerações, pela qualidade dos produtos apresentados, a valorização da história e a imensa mobilização. A comitiva da Festa da Uva, que visitou a Assembléia Legislativa nesta terça, comemorou a aprovação do projeto.

"È um reconhecimento do povo gaúcho à grandiosidade da nossa festa. A Festa da Uva foi reconhecida como um símbolo não apenas da nossa cidade, mas da história do Rio Grande do Sul", declarou o presidente da CIC e vice-presidente da Festa da Uva Milton Corlatti.

A comitiva chegou à Assembléia por volta das 14h e foi recebida pelo presidente Ivar Pavan e outros deputados. O deputado Pavan recebeu o convite e foi nomeado embaixador da Festa da Uva. "O parlamento gaúcho se orgulha de recebê-los aqui. A Festa da Uva é uma das grandes marcas do nosso Estado", disse Pavan.

A Festa da Uva esteve representada pelo prefeito José Ivo Sartori e pela primeira-dama Maria Helena Sartori, pelo presidente da Câmara de Vereadores e vice-presidente da Festa, Edio Eloi Frizzo, pelo casal vice-presidente da Festa, Milton e Zuleika Corlatti, pelo diretor de Cultura, Antonio Feldmann, pelo diretor de Captação de Recursos, Carlos Burigo, pela Rainha Tatiane Frizzo e Princesas Aline Galvan Perera e Kátia Pisetta Weber, e pelos casais integrantes da Comissão Social, Rodrigo e Patrícia Postiglione, e Carlos e Roseli Heinen. A comitiva foi acompanhada pelo Grupo A Festa Chegou, que interpretou a música-tema da Festa, Nos Trilhos da História, a Estação da Colheita.

Festa da Uva entrega convite em Porto Alegre
Além da visita à Assembléia Legislativa, a Comitiva da Festa da Uva 2010 entregou o convite para a festa a outras autoridades estaduais nesta terça. Os encontros têm o objetivo de divulgar e convidar a comunidade a participar do evento caxiense, que acontece de 18 de fevereiro a 7 de março.

O primeiro compromisso do dia foi uma audiência com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Arminio José Abreu Lima da Rosa. O desembargador foi nomeado embaixador da Festa. "É um momento especial e diferente para nós, conhecermos o que a Serra tem de bom. Agradeço a visita de vocês em nome de todo o judiciário gaúcho. Fico honrado com a condição de embaixador da Festa", disse.

Depois a comitiva seguiu para uma audiência com o Arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings. "É uma alegria muito grande recebê-los hoje. Estou muito contente de ver toda a região da Serra desenvolvida", disse o religioso. Ao final do encontro ele concedeu uma benção especial à comitiva da Festa e a toda a cidade de Caxias do Sul, desejando que a Festa "possa trazer frutos de paz".

Ao meio-dia a comitiva foi recebida pelo presidente do Banrisul, Fernando Lemos, e pelo vice-presidente, Rubens Salvador Bordini, na sede da instituição. Lemos foi nomeado embaixador da Festa. "Recebemos aqui a beleza das soberanas, da música da Festa. Fico muito satisfeito do Banrisul estar participando de uma festa como essa e de ajudarmos a comunidade caxiense a construir essa celebração", disse.

O último compromisso do dia foi a entrega do convite oficial para a comunidade de Canoas. A comitiva foi recebida pelo prefeito Jairo Jorge da Silva. O prefeito foi nomeado embaixador da Festa da Uva. "Vamos trabalhar para que os canoenses possam ira te Caxias prestigiar a Festa. A Festa da Uva é um orgulho para os gaúchos. Vocês têm aqui um embaixador e admirador desse evento", declarou o prefeito.

A Festa Nacional da Uva 2010 será realizada entre os dias 18 de fevereiro e 7 de março. O evento tem o patrocínio âncora do Bradesco, Banrisul e Petrobrás.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Festa da Uva