Notícias
CIC Caxias recebe embaixador da Argentina para tratar de parcerias e comércio bilateral
Publicado em 04/09/2025

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) recebeu, na tarde dessa quarta-feira (3), o embaixador da Argentina no Brasil, Guillermo Daniel Raimondi, acompanhado da embaixatriz, Silvia Alejandra Podestá, do cônsul-geral da Argentina em Porto Alegre, Gabriel Servetto, e do cônsul-geral adjunto, Matias Giménez Costanzi.
Pela entidade participaram o presidente Celestino Oscar Loro, os vice-presidentes Ruben Bisi (Indústria) e Idalice Manchini (Comércio), os presidentes dos conselhos Nadir Rizzi (Superior) e Ágatha Tonietto (Deliberativo), além de diretores de Negócios Internacionais, presidentes de sindicatos e empresários da Região.
O encontro teve como pauta central o estreitamento das relações comerciais entre a Serra Gaúcha e a Argentina, em um momento de recuperação econômica e ampliação das oportunidades de integração bilateral.
O presidente da CIC Caxias, Celestino Loro, destacou a tradição de negócios entre empresas locais e argentinas. “Temos aqui na cidade muitas empresas com negócios na Argentina e vice-versa. Essa troca já é forte e pode crescer ainda mais. Estamos geograficamente próximos, o que nos dá tranquilidade para realizar bons negócios”, afirmou.
O embaixador Raimondi ressaltou a relevância da parceria bilateral e as iniciativas do governo argentino para fortalecer o ambiente de negócios. “O principal parceiro da Argentina, há muitos anos, é o Brasil. Queremos aprofundar essa integração, seja no âmbito do Mercosul ou bilateralmente. Apesar das dificuldades, estamos em uma fase de estabilização macroeconômica e queremos encontrar soluções que facilitem a atividade empresarial”, afirmou.
O cônsul-geral Gabriel Servetto reforçou a importância de construir vínculos regionais. “Visitar a CIC Caxias nos permite ver todos os atores reunidos, o que facilita identificar pontos de trabalho conjunto. A indústria vitivinícola e a participação argentina na Mercopar são temas que podemos desenvolver de forma concreta”, disse.
O diretor de Negócios Internacionais da CIC Caxias, Eduardo Cervelin, apresentou o perfil socioeconômico de Caxias do Sul e Região e dados da produção industrial, agrícola e turística local, além de números da balança comercial com a Argentina. “É um dos nossos principais parceiros no mercado externo”, afirmou Cervelin.
O diretor de Negócios Internacionais Mauro Vencato reforçou que em 2025, entre janeiro e julho, Caxias do Sul exportou US$ 107 milhões ao país vizinho, o equivalente a 25% de suas exportações totais, enquanto importou apenas US$ 7,3 milhões (2,3% das importações). “Temos uma conta corrente muito vantajosa com a Argentina, mas nosso objetivo é ampliar tanto as vendas quanto as compras, diversificando produtos e fortalecendo a integração”, ressaltou Vencato.
Entre os temas tratados estiveram também as oportunidades nas áreas de transporte para mineração, tecnologia industrial e logística, além da expectativa de avanços no acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, previsto para ser assinado ainda este ano.
Para Loro, o encontro foi concluído com o compromisso de ampliar o diálogo e estimular iniciativas conjuntas entre empresas da Serra Gaúcha e argentinas. A comitiva diplomática foi presenteada com vinhos locais e camisetas da S.E.R Caxias, do Esporte Clube Juventude, do Caxias Basquete e do Recreio da Juventude.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)